Região espera há anos por um aeroporto comercial que receba aeronaves maiores
Promessa que se arrasta há anos, a novela do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá - localizado na Base Aérea de Santos (BAST) em Guarujá e vizinho ao Porto de Santos - poderá ter um final feliz. A prefeitura do município e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPA) deram passos importantes nos últimos dias para a execução do projeto.
De acordo com a administração municipal, a previsão é que o início operacional ocorra ainda neste ano. Por e-mail, a assessoria de imprensa do município disse que recebeu autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para começar as obras da primeira fase do aeroporto.
“Com isso, em breve, a Prefeitura lançará edital para adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, implantação de cercamento e sinalização e a construção de um terminal de passageiros provisório”, afirmou em nota o município.
Segundo o MPA, as intervenções devem durar seis meses e viabilizarão o início dos voos para aeronaves tipo jatinhos e turboélices com capacidade de até 90 passageiros já no segundo semestre de 2023.
O Governo Federal autorizou a prefeitura da cidade a iniciar o processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo empreendimento.
A Infraero, órgão vinculado ao MPA, afirmou que o Aeroporto de Guarujá é uma das prioridades do Ministério. “Os processos estão céleres visando a conclusão desse empreendimento tão importante para a região”, disse por e-mail a empresa pública.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou um aporte financeiro para tirar o projeto do papel no valor de R$10 milhões. “Durante mais de 20 anos faltaram empenho e vontade política para autorizar o início das obras, o que fizemos em apenas 30 dias. Agora, o empreendimento vai tomar corpo e operar com eficiência”, afirmou o chefe da pasta. O valor orçado e atualizado para as obras é de R$ 26,9 milhões.
Com uma pista de 1.390 metros de extensão por 150 metros de largura, a BAST poderá contar com uma nova pista chegando a 1.500 metros. A concessão da exploração do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá tornou-se viável devido à cessão, em 2019, de uma área adicional de 55 mil metros quadrados pertencentes à BAST.
O funcionamento do aeroporto tem o apoio do ex-prefeito de Santos e agora deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e da jornalista e deputada federal reeleita Rosana Valle (PL), esta última, apesar de ter sido reeleita pela base bolsonarista, busca desde o primeiro mandato a viabilidade do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá na Base Aérea de Santos.
“A criação da pasta de Portos e Aeroportos terá efeito real em nossa região ou vamos assistir a [uma] reprise dos governos do PT… de indicações meramente políticas? Meu papel será cobrar ações efetivas para o Porto de Santos e o aeroporto civil do Guarujá. Vou fiscalizar cada passo”, twittou a deputada Rosana em dezembro de 2022.
O ministro Márcio França anunciou a autorização para o processo de licitação das obras do aeroporto, além da liberação do complemento de R$10 milhões para o início dos trabalhos! Passos essenciais para sairmos dos papéis e começarmos a executar", publicou o deputado Paulo Alexandre na mesma rede social.
Além de Guarujá, a Baixada Santista possui outro aeroporto, o Estadual de Itanhaém Dr. Antônio Ribeiro Nogueira Júnior. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, Itanhaém recebeu voos de pequenos aviões comerciais durante a temporada de verão. O local possui uma pista de 1400 metros de extensão e suas principais atividades comerciais são o aeroclube, a escola de aviação, hangares, oficinas de manutenção, posto de abastecimento de aeronaves e locadora de veículos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi procurada pela reportagem para comentar o projeto do futuro aeroporto de Guarujá, entretanto a agência informou que não conduz obras de construção e/ou reforma dos terminais. “Cabe à Agência a certificação e homologação das estruturas após o término da obra para abertura ao tráfego aéreo”.
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