Aeroporto Civil Metropolitano vai receber recursos do governo federal para sua implantação

Costa Norte
Publicado em 29/12/2012, às 04h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Empreendimento será erguido em cerca de 275 mil m² dentro do NuBast

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá irá receber investimentos por parte do governo federal para sua implantação. O empreendimento – que será erguido em cerca de 275 mil m², dentro do NuBast (Núcleo da Base Aérea de Santos), localizado no distrito de Vicente de Carvalho – está entre os listados no último dia 20, pela SAC (Secretaria de Aviação Civil). Guarujá contará com parte do montante de R$ 360 milhões, a serem destinados para outros 18 aeroportos (entre projetos e equipamentos já instalados), no Estado de São Paulo. A medida do governo federal visa fortalecer e ampliar a malha de aeroportos regionais. Em todo o país, o investimento anunciado será na ordem R$ 7,3 bilhões, para a primeira etapa do plano de aviação regional. Esta fase inicial vai contemplar 270 aeroportos regionais. A iniciativa faz parte ainda do ‘Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos’, lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff. O objetivo do Governo é ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira.

Trâmites Paralelo a isso, a prefeitura ainda aguarda outros processos necessários. Um deles é a outorga (liberação) de funcionamento do Aeroporto, a ser concedido pela SAC. O licenciamento ambiental também é esperado pela Administração, para que seja iniciado o processo licitatório de concessão direta à iniciativa privada – que ficará responsável pela construção, exploração, operação e manutenção do empreendimento. Estima-se que o referido edital esteja disponível, já no 1º semestre de 2013.

Vocação Para o assessor especial da Unidade de Projetos Estratégicos da prefeitura de Guarujá, o anúncio demonstra o reconhecimento da União ao projeto da cidade. “Para a Administração Municipal é uma satisfação enorme, porque indica que estamos no caminho certo. Reforça ainda a questão da necessidade de um aeroporto com vocação regional”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!