Adotadas medidas para solucionar os problemas no tráfego para o Porto

Costa Norte
Publicado em 05/05/2012, às 05h10 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h40

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A prefeitura de Guarujá, a Aceg (Associação Comercial e Empresarial) da cidade, Codesp e empresas portuárias decidiram três medidas que serão adotadas para minimizar os problemas com o tráfego de caminhões na rua Idalino Pinez (Rua do Adubo) e a avenida Santos Dumont, que na semana passada chegou a contabilizar 13 km de congestionamento. O encontro aconteceu no último dia 25, na sede da Aceg, centro guarujaense. A 1ª medida em debate e que foi acatada de pronto é a criação de uma Central de Inteligência na Aceg para acompanhar a movimentação de caminhões que estão agendados para os terminais. Por meio de um software, será possível fazer um cruzamento de dados entre o transporte por caminhões, o ferroviário e a capacidade de cada empresa. A responsabilidade da fiscalização e acompanhamento do sistema será da própria Aceg.

Congestionamento “Partilhamos de um condomínio, onde cada um precisa fazer sua parte da melhor maneira possível. E como todo condomínio é preciso obedecer às regras e ter ordenamento. Precisamos sentir os problemas e solucioná-los. Neste momento é importante todos terem consciência que os problemas não estão nas mãos da Codesp e da prefeitura. Os terminais contribuem para o congestionamento”, declarou o diretor de Infraestrutura da Codesp, Paulino Moreira Vicente.

Controle Outra pauta importante é a decisão pela contratação de agentes para atuarem no controle do tráfego. Os representantes dos terminais portuários e retroportuários aceitaram a proposta, por unanimidade. Com isso, uma empresa será contratada e disponibilizará 20 agentes, dois supervisores, duas viaturas e rádios de comunicação. A contratação será feita pelas empresas em forma de “rateio” e a contratação será entre maio e dezembro (prazo de conclusão do viaduto). “A ação é extremamente importante para o controle do tráfego de caminhões, assim como o trânsito de veículos da cidade. Com os agentes será possível trabalhar com o semáforo de forma manual. Todas as ações e todos nossos esforços estão concentrados em minimizar os problemas que temos enfrentado recentemente”, afirmou a diretora de Trânsito e Transporte da prefeitura, Quetlin Scalioni.

Ferroviário A última e não menos importante medida se refere ao transporte ferroviário. De acordo com o diretor de Porto e Retroporto da Aceg e gerente de Projetos da Santos Brasil, Heitor Carbone Junior, o tempo de manobra dos trens vem sendo um dos fatores determinantes para o congestionamentos enfrentados recentemente. Para solucionar este fator, a prefeitura, Codesp e Aceg solicitaram que a movimentação ferroviária seja linearizada e ainda que um agente ferroviário seja colocado no local para que seja um interlocutor entre o transporte ferroviário e a Guarda Portuária para a liberação dos trilhos, ou ainda para que evite travar os caminhões e com isso criar congestionamento. Os representantes da ALL (mérica Latina Logística), responsável pelos trens, acataram as medidas propostas pelo grupo. E disseram que este agente interlocutor já está fazendo este trabalho de monitoramento e apoio à Guarda Portuária.

Paliativas “Todas estas medidas são paliativas. Para a solução definitiva será necessário a segunda etapa do projeto da Perimetral, que contempla uma via expressa entre a rodovia Cônego Domenico Rangoni e a Perimetral, voltando a Rua do Adubo para o município e evitando assim qualquer tipo de confluência entre o tráfego do Porto e da cidade”, explanou secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Fernandes.

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