BORA VIVER

7 maravilhas em Guarujá que talvez você nem saiba que existam

Será que você realmente conhece o Guarujá? A cidade encanta tanto os moradores quanto os turistas que frequentam as praias.

Da redação
Publicado em 26/05/2021, às 11h16 - Atualizado em 05/11/2021, às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Mirante das Galhetas  Vista do Mirante das Galhetas - Reprodução/Prefeitura de Guarujá
Mirante das Galhetas Vista do Mirante das Galhetas - Reprodução/Prefeitura de Guarujá

Guarujá, litoral de São Paulo, cidade que encanta tanto os moradores quanto os turistas que frequentam as praias de areias brancas e o mar com excelentes pontos para os surfistas. Mas será que você realmente conhece o Guarujá?

Algumas das principais perguntas sobre a cidade são: qual é a melhor praia do Guarujá? Quais as praias mais bonitas do Guarujá? Enfim, nosso objetivo aqui não é exatamente responder a essas questões, mas mostrar para você que a cidade tem atrativos que vão muito além da praia e do mar e que também se relacionam com os dois.

Antes de começar a nossa super lista das 7 coisas que você deveria conhecer em Guarujá e que talvez nem saiba que existam é bom lembrar que a cidade é uma ilha, ou seja, rodeada de água por todos os lados.

No lado oeste, temos o oceano atlântico, no leste, o canal de Bertioga e o canal de Santos.

A cidade também tem uma história completamente entrelaçada com a do Brasil. Abriga diversos fortes que foram utilizados diversas vezes pelos militares, desde a época do descobrimento do Brasil para proteção contra os inimigos. Vamos falar de alguns deles nesta lista.

Então, sem mais delongas, vamos lá, afinal, quais são as "7 coisas que você deveria conhecer em Guarujá e que talvez nem saiba que existam?". Segue aqui a nossa lista.

Píer Tony Vilela

Píer Tony Vilela (Reprodução/Prefeitura de Guarujá)

Chega de fortes. Agora vamos falar pra quem gosta de tirar aquela foto ou simplesmente contemplar a paisagem. O Píer Tony Vilela, que antes era chamado de Píer da Gávea, fica na parte esquerda da Praia de Pitangueiras, que é uma das mais movimentadas do Guarujá, os surfistas adoram.

O local, além de ter uma vista incrível, também é decorado com grafites do famoso Willis Cavalcante.

Mirante das Galhetas

Mirante das Galhetas Vista do Mirante das Galhetas (Reprodução/Prefeitura de Guarujá)

O Mirante das Galhetas está novinho em folha e ficou lindo, agora quem visita pode passear sobre uma passarela de vidro com guarda-corpos de aço inoxidável. De lá é possí­vel observar tanto a praia Astúrias e quanto a praia do Tombo.

Além de observar, se você é aquela pessoa corajosa e aventureira também é possível praticar voo livre.

No mesmo morro, o da Caixa D'água, também tem o Mirante da Caixa D’água que, além de ter uma vista paradisí­aca da Praia das Astúrias, também é famoso para quem gosta de pescar.

Mirante da Campina

Mirante da Campina (Reprodução/Prefeitura de Guarujá)

Outro mirante com vista impressionante da cidade é o Mirante do Morro da Campina. No local, é possível contemplar toda a extensão da maior praia da Pérola do Atlântico, a da Enseada, com quase seis quilômetros de extensão. O projeto, custeado com investimento do Ministério do Turismo, foi inaugurado em junho de 2019.

Os investimentos englobaram instalação elétrica, iluminação, guias e sarjetas, pavimentação, estacionamento, passeio púbico, sinalização, guarda-corpo, passarela e paisagismo. No local, é possível praticar rapel e realizar voos de paraglider com empresas licenciadas.

Ermida de Santo Antônio do Guaibê

Ermida do Guaibê (Reprodução/Internet)

Como falamos no início deste texto, Guarujá foi fundamental para a construção do Brasil como conhecemos hoje. A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela que foi construída no século XVI e fica no extremo norte de Guarujá, bem de frente para o canal de Bertioga.

É considerada uma das primeiras igrejas do Brasil na qual o Padre Anchieta rezava suas missas e catequizava os índios. Como muitas das construções daquela época também foi feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas.

Para chegar na ermida é preciso fazer uma trilha fácil e rápida que começa na travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga. É importante lembrar que a área é de preservação, então, não deixe lixo no local e só leve boas lembranças.

Forte de São Felipe

Forte São Felipe (Reprodução/Novo Milenio)

O Forte de São Felipe fica o mais ao norte possível de Guarujá, depois dele é só pedra e água salgada. Assim como a ermida também foi construída no século XVI, mais precisamente em 1.552. Colocamos este item logo na sequência da ermida justamente porque, para chegar no forte, é só seguir em frente na trilha que dá acesso a ermida.

A história deste forte é muito bacana. Foi nele em que Hans Staden (aventureiro alemão do século XVI) ficou e viveu grande parte das suas aventuras, retratadas em alguns livros. O próprio Hans relatou que por diversas vezes quase foi comido pelos tupinambás, índios que eram canibais e que graças a Deus mudaram de cardápio ao longo do tempo.

Apesar da importância histórica, o Forte São Felipe não recebe a atenção devida das autoridades, portanto, nenhum reparo ou restauração, o que transforma o local em parte da Mata Atlântica. Quem conhece sabe do que estamos falando.

Forte dos Andradas

Forte dos Andradas (Helder Lima)

Já que estamos falando de fortes vamos aproveitar para falar dos Andradas, depois vamos para outros pontos importantes que você precisa conhecer e que não são fortes.

O forte dos Andradas é bem mais recente, o mais novinho do Brasil. Inaugurado em 10 de novembro de 1942, foi o último a ser construído no país. O forte foi escavado nas rochas, tem túneis e um bocado de coisas subterrâneas, iguaizinhas aquelas que a gente vê em filmes de guerra.

Pra quem não sabe o forte é fundamental para a proteção do Porto de Santos que é o maior do Brasil. Vale muito conhecer e é bem fácil de chegar, dá pra ir de carro, fica no Jardim Guaiuba.

Base Aérea de Santos

Base aérea de Santos (Reprodução/Prefeitura de Guarujá)

Apesar de levar o nome da cidade vizinha, Santos, a Base Aérea está localizada em Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho. Além da vista espetacular, a base carrega o que será a cereja do bolo do setor turístico na região: o Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, que deve ser inaugurado ainda este ano.

No local, que possui 2,780 milhões de metros quadrados, são realizados eventos esporádicos (fora do período de pandemia de covid-19). A visitação, no entanto, só ocorre mediante autorização do comando da Base Aérea. 

LEIA TAMBÉM: 7 lugares que você deveria visitar em Praia Grande (SP), mas que talvez não conheça

Bom, chegamos ao fim da nossa lista das "7 coisas que você deveria conhecer em Guarujá e que talvez nem saiba que existam". Esperamos que você tenha gostado. Se você tem alguma crítica ou sugestão fique a vontade para mandar aqui nos comentários ou para nosso email [email protected]

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM GUARUJÁCLICANDO AQUI

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!