A Vigilância Epidemiológica de Guarujá registrou, nesta quarta-feira (3), 367 casos confirmados de dengue. O número é o resultado da análise dos últimos cinco dias, que contabilizou os atendimentos do feriado prolongado e do fim de semana. Atendendo aos critérios definidos pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o município é o quinto da Baixada Santista a anunciar que se encontra em quadro de epidemia da doença. Além de Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande contam com diversos casos confirmados da doença. A situação epidêmica, em municípios com mais de 250 mil pessoas, é definida quando uma cidade atinge a incidência de 100 casos a cada 100 mil habitantes. Guarujá tem uma população estimada em 308 mil habitantes. Para o cálculo da situação epidemiológica, são contabilizadas as notificações que acontecem no período de 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013.
Critério Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a partir de agora, o critério confirmatório para a dengue passa a ser clínico-epidemiológico. Ou seja, todos os pacientes que apresentarem doença febril aguda com duração máxima de sete dias, acompanhada de dois ou mais sintomas da doença, como cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração e exantema, serão considerados casos confirmados. Atendimento O crescimento do número de casos de dengue vem aumentando a demanda de atendimento nas Unidades de Urgência e Emergência, por isso a prefeitura informa que as pessoas com casos suspeitos da doença podem procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USAFAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 8 e 18 horas, sem necessidade de agendamento. Além disso, aos sábados, as unidades fazem atendimento exclusivo às pessoas com suspeita da doença, das 8 às 12 horas até o término do período epidêmico.
Em Bertioga, Operação Cata-Treco chega ao Jardim Albatroz I e II neste sábado
A Diretoria de Vigilância Sanitária de Bertioga, vinculada à Secretaria de Saúde, realizará sábado (6) mais uma Operação Cata-Treco, dessa vez, no Jardim Albatroz I e II. A iniciativa visa recolher materiais que possam se transformar em criadouros para o mosquito da dengue – o Aedes aegypti. Para tanto, os moradores devem disponibilizar, em frente as suas residências, possíveis criadouros do mosquito (garrafas, latas, objetos que acumulem água, etc.). Das 9 às 11 horas de sábado, um caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos passará recolhendo os produtos.
No Indaiá Também no sábado (06), pela manhã, nos conjuntos habitacionais Nedda I e II, no Jardim Indaiá, agentes da dengue intensificarão a vistoria casa a casa, identificando possíveis criadouros e realizando o bloqueio com aplicação de inseticidas em ralos, caixas d´água e vasos de plantas.
Até o momento, Bertioga registra 102 casos de pessoas infectadas
Comentários