Fundacc celebra 25 anos com muitas atrações


manolo
Publicado em 15/12/2017, às 09h59 - Atualizado em 24/08/2020, às 02h59

FacebookTwitterWhatsApp

manolo
manolo


Caraguá Bruna Vieira – Agência Gentecom

A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - comemora 25 anos de existência este mês. Como parte das celebrações, até o próximo dia 23, Papai Noel recebe as crianças e todos que acreditam na magia do Natal em sua casa, instalada na praça Dr. Cândido Motta, no Coreto.

No dia 9, foram acessas as luzes da praça, do MACC  - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - e das árvores instaladas nos trevos do Travessão, Poiares, na entrada da cidade e no Massaguaçu, no chamado Natal Iluminado. E tem exposição de presépios até 6 de janeiro próximo, com entrada franca, no MACC, das 10h às 18 horas.



Uma programação especial de música também poderá ser apreciada na praça Dr Cândido Motta. No próximo dia 18, às 19 horas, tem coral Mirilur da Associação do Câncer; e às 20h30, Banda Municipal Carlos Gomes, Coral Água Viva e Ginástica Rítmica. No dia 19, às 20h30, Orquestra Sinfônica Jovem,  da Fundacc. No dia 20, às 20h30, Banda Municipal de Caraguatatuba. No dia 21, às 20h30, Gerard Sher - Concerto de Natal ao Piano e, às 21h30, coral Água Viva. E no dia 22, às 20h30, o saxofonista Ricardo Santos.

As celebrações tiveram início no dia 8 com show da banda Fresno, seguida do espetáculo Adeus, Palhaços Mortos, no dia 14, e da peça Colheita, do Corpo de Baile de Caraguatatuba, no dia 15, ambas do Teatro Mário Covas.

Balanço



Silmara Mattiazzo, atual presidente da Fundacc, conta que este ano foram 36 modalidades de oficinas culturais nas áreas de artes plásticas, artesanato, teatro, literatura, folclore e tradições populares, dança, música, cine-foto-vídeo, em oito espaços. São  69 artistas orientadores que atendem 482 turmas nas unidades da Fundação, um total de 6 mil aprendizes.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, esse ano foram atendidas escolas municipais com oficinas culturais de artesanato, folclore, literatura, música e teatro, democratizando o acesso á cultura. As atividades de cine-foto-vídeo-novas mídias, na unidade da região central, foram compostas pelas oficinas de fotografia: Meu olhar Fala; oficina de designer de games 2D; oficina de fotografia Vídeo e Fotografia para iniciantes, voltados para internet;  e a novidade da oficina de mágicas, realizada em três unidades, totalizando seis turmas e cerca de 100 aprendizes. A oficina de circo, inédita, totalizou nove turmas e cerca de 120 aprendizes.

Histórico



A Fundacc  foi criada pela Lei Municipal 282, de 30 de dezembro de 1992, para “formular políticas culturais no município, patrocinando atividades artísticas e visando um maior acesso da população aos bens culturais”. A implantação ocorreu em janeiro de 1993, com exposições artísticas de cerâmica, fotografia e artesanatos regionais, valorizando a arte local e recuperação do carnaval de rua.

O primeiro presidente, entre os anos de 1993 e 1996, foi o médico Pedro Norberto dos Santos, e, desde então, mais nove nomes passaram pela fundação. Além das oficinas culturais, estão sob a responsabilidade da Fundacc a fonte luminosa, o chafariz e o relógio do Sol, todos localizados na praça Dr. Cândido Motta, junto com a palmeira imperial no polo cultural Adaly Coelho Passos, no qual ficam o MACC,  a praça do caiçara e a videoteca Lúcio Braun. Na sede da Fundacc estão a biblioteca municipal, a biblioteca de artes, o auditório e arquivo municipal. O Teatro Mario Covas é outro núcleo pertencente à fundação.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!