Festa da Tainha: nutricionista dá dicas valiosas sobre o alimento tema de festas no litoral
Confira tudo sobre a tainha queridinha do inverno e a agenda das festas na região: Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Ilhabela
Da redação Publicado em 28/06/2023, às 09h18 - Atualizado em 29/06/2023, às 11h15
A Festa da Tainha ocorre em diversas cidades da região do litoral de São Paulo nesta época do ano, como é o caso de Guarujá, que já conquistou o paladar dos turistas e moradores, ou Bertioga, Ilhabela e Praia Grande, que iniciam o festival na próxima sexta-feira (30).
Além do prato principal, a tainha assada e seus acompanhamentos, há outras opções deliciosas, e é comum “pular” a dieta nos dias de festival, afinal, todo mundo quer se deliciar com a tainha, mas é importante ressaltar a necessidade de cautela na hora de dosar a quantidade da comida.
A nutricionista Natalia Reis, mestra em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), revela uma dica valiosa na hora de se alimentar da tainha, lembrando que os acompanhamentos na maioria das cidades são: tainha assada na brasa, arroz branco, farofa, geralmente com farinha de mandioca, azeitonas e ovos; vinagrete, com: tomate, limão e cebola; além do pão francês.
“A orientação é sempre não exagerar. Todo alimento tem propriedades nutricionais importantes, o que vale é comer as quantidades adequadas”, comenta Natalia.
A especialista revela ainda que, não há problemas em comer dois carboidratos de uma vez, mas que é importante investir em maiores quantidades de comidas menos gordurosas e calóricas, como a tainha e o vinagrete.
TAINHA
A tainha é um peixe saboroso e nutritivo, ideal para comer assada, que oferece uma variedade de benefícios à saúde quando incluído em uma dieta equilibrada.
Aqui estão alguns benefícios de comer tainha:
Rica em proteínas: a tainha é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Elas são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e reparação dos tecidos do corpo.
Ácidos graxos ômega-3: a tainha contém ácidos graxos ômega-3, que são gorduras saudáveis para o coração. Esses ácidos graxos podem ajudar a reduzir inflamações, melhorar a saúde cardiovascular, promover a função cerebral e apoiar a saúde ocular.
Vitaminas e minerais: a tainha é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina B12, vitamina D, selênio e iodo. Esses nutrientes desempenham papéis importantes no funcionamento adequado do organismo, como na saúde dos ossos, metabolismo energético e função do sistema imunológico.
Baixa em calorias: a tainha tem um índice relativamente baixo de calorias, o que a torna uma opção saudável para quem busca manter ou perder peso. É uma fonte de proteína magra que pode ajudar a promover a saciedade e controlar o apetite.
Fonte de minerais essenciais: além do selênio e do iodo mencionados anteriormente, a tainha também é uma boa fonte de outros minerais, como fósforo e potássio. Esses minerais desempenham papéis importantes na saúde óssea, função muscular, equilíbrio eletrolítico e muito mais.
AGENDA NA MÃO:
Em Ilhabela - 12º Festa da Tainha inicia na sexta-feira (30) a partir das 17h, na Praia Grande (região sul da cidade); no sábado e no domingo, a festa começa mais cedo, a partir das 12h. Segue até 2 de julho.
Em Praia Grande - 24ª Festa da Tainha de Praia Grande inicia na sexta-feira (30) a partir das 18 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude; às sextas-feiras (das 18 às 23 horas), sábados (12 às 23 horas) e domingos (12 às 17 horas). Segue até 30 de julho.
Em Bertioga - 46ª Festa da Tainha do Lions Clube de Bertioga inicia na sexta-feira (30) a partir das 19h30, na tenda de eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins e do Forte São João, na avenida Tomé de Souza; às sextas-feiras a partir das 19h30; aos sábados, a partir das 12h e aos domingos a partir das 12h. Segue até 30 de julho.
Em Guarujá - 40ª Festa da Tainha de Guarujá teve início em 17 de junho no Lions Clube Guarujá (avenida Vicente de Carvalho, 275 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho); aos sábados (das 20 horas às 23h30) e domingos (das 12 às 16 horas). Segue até 17 de julho.