Os agricultores da OCS Agroecológica de Ubatuba, desde maio deste ano, estão com sua Declaração de Cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento regularizados, para comercializar seus produtos de forma direta ao consumidor, na Feira do Espaço Saudável.
Nessa forma de regularização, quem dá a garantia da qualidade orgânica é o produtor, acompanhado de perto pela sociedade. A garantia se baseia na relação de confiança entre quem vende e quem compra.
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento Maurici Romeu explica: “Os produtores devem permitir que seus consumidores visitem sua propriedade, para que possam verificar o que é produzido e de que forma, e também devem permitir a entrada dos órgãos de fiscalização, sempre que preciso”. Ele afirma, ainda, que a feira orgânica é um canal alternativo de comercialização, em que o consumidor está em contato direto com o produtor. “Assim, toma forma uma rede de consumo solidário e nosso objetivo é fortalecê-la cada vez mais”.
A feira fica na praça Nóbrega (em frente à FundArt) e acontece nas quartas-feiras, das 9h às 12 horas.
Comentários