
*Foto: Ronald Kraag
Com um enredo patrocinado pelo município de Ilhabela, e que canta as belezas e história do arquipélago e região, a Unidos de Vila Maria, escola de samba do grupo especial paulista, apresentou um verdadeiro espetáculo na noite de sexta-feira passada, 5, no sambódromo do Anhembi, e conquistou a quinta colocação no resultado final do Carnaval de São Paulo. O desfile contou com a transmissão ao vivo pela Rede Globo para todo o Brasil e para mais 145 países. O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci acompanhou de perto o desfile na passarela do samba na capital paulista: “Foi uma honra e muita emoção ver Ilhabela no Carnaval de São Paulo, sendo mostrada para todo o Brasil e para o mundo. Um desfile lindo. Parabéns, Vila Maria! Parabéns, Ilhabela!".
Com a colocação, a escola – assim como o enredo ilhéu, intitulado A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia – receberam visibilidade novamente na noite do dia 12, quando foi realizado o desfile das campeãs, evento que engloba as cinco primeiras colocadas do grupo especial paulista.
A Unidos de Vila Maria tem mais de meio século de samba e é uma das mais tradicionais de São Paulo, fundada em 1954. A prefeitura investiu R$ 989 mil no desfile. A bateria Cadência da Vila foi um dos destaques do desfile, assim como o próprio samba-enredo, de autoria de Dudu Nobre, Rafa do Cavaco, Turko, Maradona, Paulinho Miranda, Diego Nicolau, Garoto Bom e Nenê da Vila, e desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada. Segundo Louzada, a escola optou por um caminho lúdico para contar todos os mistérios que envolvem Ilhabela, “criando um clima de encantamento”. As cores, as alas muito organizadas, os adereços, as fantasias e os carros alegóricos tinham o intuito de levar os espectadores a uma viagem imaginária, convidando-os a desvendar esses mistérios.