BEM-SUCEDIDAS

Entre cidades mais empreendedoras do Brasil, Santos, São Vicente e Guarujá contam receita do sucesso

Região tem quatro dentre os 101 municípios do Índice de Cidades Empreendedoras de 2023. Prefeituras de três deles afirmam que posição no ranking reconhece investimentos

Da redação
Publicado em 11/07/2023, às 13h28 - Atualizado às 14h15

FacebookTwitterWhatsApp
Região tem quatro cidades entre as 101 mais empreendedoras do país, aponta índice Entre as 100 cidades mais empreendedoras do país, Santos, São Vicente e Guarujá explicam receita do sucesso Notas de dólares em areia de praia - Imagem ilustrativa: Free Pik
Região tem quatro cidades entre as 101 mais empreendedoras do país, aponta índice Entre as 100 cidades mais empreendedoras do país, Santos, São Vicente e Guarujá explicam receita do sucesso Notas de dólares em areia de praia - Imagem ilustrativa: Free Pik

Ontem (10), as prefeituras de Santos, Guarujá e São Vicente, todas da Baixada Santista, que figuram na lista das 101 mais empreendedoras do país disseram que a posição no ranking é um reconhecimento aos investimentos para estimular o empreendedorismo.

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado no final do 1º trimestre pela Escola Nacional de Administração Pública, ligada ao governo federal, a cidade de São Paulo ocupa a primeira colocação. A prefeitura de Praia Grande, que também entrou no ranking, não se manifestou.

Baixada Empreendedora

De acordo com o levantamento, Santos figura na 52ª posição entre as cidades mais empreendedoras do país. No quesito Infraestrutura, um dos critérios do ranking, Santos ocupa a 5ª posição. Guarujá ocupa a 77ª posição geral e a 6ª posição no quesito infraestrutura. 

São Vicente aparece na 100ª posição na classificação geral. Entre os sete critérios do ranking, a melhor classificação da cidade é em Mercado (54ª posição). Praia Grande figura na 54ª posição. No quesito Melhor Ambiente Regulatório, o município ocupa a 8ª posição.

A receita do sucesso

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos disse que a posição da cidade no ranking é um reconhecimento de “todo um esforço que a cidade tem feito para estimular o empreendedorismo”.

A prefeitura acrescentou que para estimular o empreendedorismo tem investido em cursos de qualificação nas Vilas Criativas. Nestas, foram criadas quatro mil vagas entre 2021 e 2022 e para 2023 estão previstas mais 1,5 mil.

A unidade de Santos do Banco do Povo, informou a gestão municipal, concedeu mais de R$17 milhões em financiamentos desde sua implantação em 2002. O Posto Sebrae Aqui, parceria da prefeitura com o Sebrae voltada para a qualificação profissional, realiza atendimentos a empreendedores e viabiliza cursos gratuitos.

A Seectur também disse que desenvolve desde 2020 o projeto Feito em Santos com mil artesãos cadastrados.

Guarujá

A prefeitura de Guarujá disse que o resultado positivo se deve a um conjunto de ações desenvolvidas desde 2017. “Dentre elas, o aumento significativo de microempreendedores individuais (MEIs) na cidade, passando de 13 mil em 2017 para os mais de 32 mil criados até o momento”.

A prefeitura também destacou a oferta de cursos e capacitações, maior acesso ao crédito, desburocratização e digitalização dos processos (incluindo a emissão de alvará e de notas fiscais), além da redução dos gargalos na análise de licenças. “Empresas maiores também contam com a facilidade e a agilidade propostas pelo Programa Via Rápida Empresa, gerando ainda mais renda e oportunidades. No quesito infraestrutura, a prefeitura destaca o posto do Sebrae no Centro”.

São Vicente

A prefeitura de São Vicente também comemorou a entrada no ranking. “Sempre satisfatório ver o resultado do trabalho aparecer. O trabalho vem sendo desenvolvido desde o início desta gestão, com planejamento e estratégias, justamente para obter o desenvolvimento econômico do município como um todo”.

A gestão municipal atribuiu o resultado a investimentos na formalização de MEIs, cursos de capacitação, qualificação e liberação de microcrédito. Segundo dados da gestão municipal, com crescimento de 10% no último ano, o número de MEIs na cidade se aproxima dos 3 mil. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!