CICLONE EXTRATROPICAL

Urgente: ventos derrubam 60 árvores e causam destelhamentos em Cubatão

A prefeitura de Cubatão deve publicar ainda nesta quinta-feira decreto municipal informando sobre estado de alerta na cidade em razão da situação de emergência por conta dos fortes ventos

Da redação
Publicado em 13/07/2023, às 15h59 - Atualizado às 16h09

FacebookTwitterWhatsApp
Estrutura do local onde acontece o Festão Cubatão sofreram estragos devido aos fortes ventos Urgente: ventos do ciclone derrubam 60 árvores e causam destelhamentos em Cubatão - Reprodução/Redes Sociais
Estrutura do local onde acontece o Festão Cubatão sofreram estragos devido aos fortes ventos Urgente: ventos do ciclone derrubam 60 árvores e causam destelhamentos em Cubatão - Reprodução/Redes Sociais

Cubatão sofreu com os fortes ventos provocados pleo ciclone extratropical na madrugada desta quinta-feira (13). Pelo menos 60 árvores caíram na cidade e 15 prédios públicos ficaram parcialmente destelhados.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão (Seseg) não houve pessoas feridas nas ocorrências. As árvores caíram em bairros como Jardim São Francisco, Jardim Costa e Silva, Jardim Casqueiro, Vila Nova, 31 de Março e Cruzeiro Quinhentista. Veja o momento em que delas cai na avenida Nações Unidas, no bairro Vila Nova (imagens de Cubatão News):

Uma árvore ficou atravessada na av. Martins Fontes, impedindo o tráfego de veículos. Equipes da Secretaria de Manutenção e os Bombeiros já estão no local liberando a via, que é de grande circulação. Duas árvores de grande porte inclinadas e um galho também oferecendo risco de cair foram computados, já na escala das equipes para remoção.

Ainda segundo a Seseg, 15 prédios públicos ficaram parcialmente destelhados. Na Comunidade da  Mantiqueira, uma árvore atingiu parte de uma casa; não há registro de feridos. Pelo menos 10 unidades escolares tiveram avarias nos telhados.

Pelo menos 10 unidades escolares tiveram avarias nos telhados Urgente: ventos do ciclone derrubam 60 árvores e causam destelhamentos em Cubatão Edificação destelhada em Cubatão (Reprodução/Cubatão News)

De acordo com a Defesa Civil, ainda há previsão de ventos fortes até o fim desta quinta-feira em Cubatão, e recomenda que as pessoas procurem ficar abrigadas. Após esse período, o vento perde força e deve haver chuva de moderada a fraca, de baixa intensidade, e queda da temperatura. Existe também previsão de ressaca, o que pode interferir no nível de maré, causando transtornos em alguns bairros como Vila São José e Ilha Caraguatá.

O telefone da Defesa Civil é o 199 e está disponível 24 horas.

Atendimento de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Hospital Municipal de Cubatão suspendeu a agenda de consultas ambulatoriais desta quinta-feira (13). As consultas serão remanejadas com o objetivo de garantir a segurança de pacientes e trabalhadores.

Nessa quinta, os atendimentos também foram cancelados nas unidades de Saúde, CAPS, Centro Integrado de Saúde (Policlínica, SAISM e SAISI) e especialidades (Serviço de Especialidades Pediátricas e Serviço de Especialidades Odontológicas). Os pacientes que perderam consultas e exames terão seus procedimentos remarcados.

Estão funcionando apenas as unidades de Urgência e Emergência (Pronto-Socorro Central, Pronto-Socorro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento).

Decreto municipal

A prefeitura de Cubatão deve publicar ainda nesta quinta decreto municipal informando sobre estado de alerta na cidade em razão da situação de emergência por conta dos fortes ventos que atingem o município desde a madrugada. 

A administração municipal reforçou que está suspenso atendimento ao público nesta quinta no Paço Piaçaguera e demais prédios públicos da prefeitura. Esclareceu, ainda, que os prédios municipais que foram danificados pela ventania terão o atendimento retomado após reparação dos danos. E informou que os prazos processuais de processos administrativos que tramitam no âmbito municipal ficam igualmente suspensos.

Suspensão do Festão Cubatão no fim de semana 

Os fortes ventos também causaram danos à estrutura do Festão Cubatão, no Kartódromo Municipal. Por isso, a prefeitura de Cubatão suspendeu as atividades do Festão neste fim de semana (14 a 16). As atrações previstas para sexta, sábado e domingo, deverão acontecer em outras datas a serem definidas.

Estrutura do local onde acontece o Festão Cubatão sofreram estragos devido aos fortes ventos Urgente: ventos do ciclone derrubam 60 árvores e causam destelhamentos em Cubatão (Reprodução/Redes Sociais)

A terceira eliminatória do Show de Calouros, que aconteceria domingo, deverá ser transferida para o dia 23 de julho, domingo, e a grande final, para 29 de julho, sábado. As datas serão confirmadas pela organização. A administração municipal informa também que o encerramento do Festão está mantido para 30 de julho. A prefeitura e a Cape Eventos, fornecedora da estrutura do Festão, estão tomando todas as providências para restaurar a renda principal e demais equipamentos, e realizando o levantamento do prejuízo.

Leia também: Alerta: Santos tem previsão de ressaca marítima a partir de sexta (14)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!