Roteiro Histórico revela atrações turísticas, em Cubatão

Costa Norte
Publicado em 09/09/2011, às 09h27 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h22

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Uma vila operária com arquitetura canadense encravada no sinuoso relevo da Serra do Mar; uma locomotiva a vapor, confiscada dos alemães durante a I Guerra Mundial para transportar banana; e a transformação de uma fábrica de tintas e corantes em uma das áreas de lazer que deve se tornar referência na Região Metropolitana da Baixada Santista. Essas são apenas algumas das atrações turísticas que Cubatão reserva a quem embarca no Roteiro Histórico, projeto que mensalmente resgata parte da trajetória da cidade, revelando, em prédios centenários, a memória de seus primeiros moradores. No último dia 28, em sua 8ª edição, o Roteiro Histórico, projeto desenvolvido pela prefeitura, levou um grupo de 25 pessoas para uma espécie de viagem no tempo. Em pouco mais de 4h, o grupo, formado em sua maioria por famílias residentes na cidade, percorreu locais que estão interligados há pelo menos quatro séculos com a história do país.

O percurso Acompanhados pelos secretários de Cultura, Wellington Borges, e de Turismo, Luiz Carlos Costa, os visitantes conheceram inicialmente o prédio da Biblioteca Municipal, na av. Nove de Abril. O mestre em História, Francisco Torres, chefe da biblioteca, recepcionou o grupo e o acompanhou durante todo o percurso. “Não existem só as décadas de 1970 e 1980 na história de Cubatão, quando a cidade ficou conhecida em razão dos problemas ambientais. Este é apenas um recorte. Há muito mais a saber sobre nossa cidade”, disse Torres. O prédio da Biblioteca Municipal, por exemplo, foi construído em 1935 para abrigar o 1º grupo escolar. Até então, as aulas ocorriam nas casas, com professores se deslocando de Santos ou de SP. Já no início dos anos 1960, passou a ser ocupado pela prefeitura; e na década de 1980, ganhou a função atual. “São prédios repletos de história, por onde passamos diariamente e não nos damos conta de sua importância”, disse Torres.

Agendamento Para participar do Roteiro Histórico, basta agendar por telefone. Não há cobrança de taxas ou ingressos. Em breve, a Secretaria de Turismo divulgará data, horário e telefone para os interessados em garantir vaga na próxima saída, ainda neste mês de setembro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!