Prestadoras de serviços para Refinaria de Cubatão contratarão trabalhadores pelo PAT

Costa Norte
Publicado em 11/06/2015, às 08h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h36

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Até dezembro, a Petrobras abrirá 3.500 vagas de trabalho, para serviços de manutenção (parada) na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira, 8, por Ricardo Rodrigues de Oliveira, gerente de Planejamento e Controladoria da refinaria, durante reunião mensal entre trabalhadores e representantes da prefeitura e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em defesa da mão de obra local, na sede da Delegacia Regional do Ciesp. Na oportunidade, Ricardo disse que a Petrobras assume o compromisso de destinar as vagas a trabalhadores de Cubatão e, por isso, as contratações serão feitas por intermédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que atua na cidade sob coordenação da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed). "Será instalado um posto do PAT na área da refinaria, para facilitar o processo de encaminhamento e contratação", disse.

As primeiras 15 contratações serão feitas já a partir do próximo dia 15, para a fase de pré-parada. Até fins de julho, 269 trabalhadores devem estar contratados; 725, até agosto, 1.476, até setembro; 2.995, até outubro. A fase de pico dos serviços deve ocorrer em novembro, quando 3.500 trabalhadores deverão atuar na  área.

As reuniões mensais entre representantes dos trabalhadores, da prefeitura e das indústrias ocorrem em Cubatão desde março, quando teve início um movimento de desempregados, reivindicando que as vagas de emprego na cidade sejam destinadas a moradores locais.

A prefeita Marcia Rosa comprometeu-se em informar os prefeitos que participam das reuniões do Conselho de Desenvolvimento de Baixada Santista (Condesb) sobre a existência de alojamentos clandestinos de trabalhadores nas cidades da região. Cubatão possui uma comissão especial encarregada de fiscalizar e coibir a proliferação destas unidades em seu território. Elas são usadas por empreiteiras para abrigar trabalhadores que trazem de outros pontos do estado e do país. Para fugir a essa fiscalização, segundo denúncias dos desempregados locais, essas empresas montam alojamentos em municípios próximos. "Não posso fazer fiscalização em outras cidades, mas posso alertar os outros prefeitos sobre esta prática, que coloca em risco também os empregos de suas cidades", disse. Curso de montador de andaime Também durante a reunião, a NM Engenharia e Construções anunciou a abertura de curso para montadores de andaimes, uma profissão bastante requisitada na área industrial, mas que conta com poucos trabalhadores especializados. São 32 vagas, divididas por duas turmas de 16 trabalhadores cada. A primeira turma terá aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho e a segunda, nos dias 1º, 8, 22 e 29 de agosto. As aulas serão sempre aos sábados, no Senai de Cubatão (praça da Bíblia, 1, centro), das 7h30 às 16h30. O período de inscrições vai do dia 15 ao dia 19 deste mês, e a prova de seleção será realizada no dia 25, na Escola Senai, de Cubatão, às 19 horas. A divulgação dos resultados será no dia 2 de julho, às 13 horas. Para fazer a inscrição, o candidato deve apresentar cópias de documento de identidade (RG); comprovante de residência; ter, no mínimo, 18 anos; e concluído o 6º ano do ensino fundamental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!