A prefeitura de Cubatão realizará novo processo seletivo para a contratação de agentes do PSF (Programa Saúde da Família) este ano. A previsão da secretária municipal da Saúde, Jocelene Batista Pereira, é fazer a seleção até outubro, para garantir a continuidade do programa.
A informação foi passada pela responsável da pasta durante audiência pública da Saúde, quarta-feira (24), na Câmara de Cubatão. A audiência foi conduzida pela vereadora Nêga Pieruzi (PT), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis. Também fizeram parte da Mesa os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT) e Geraldo Guedes (PR), ambos da comissão.
O anúncio do novo processo seletivo foi feito como resposta a uma pergunta do presidente da Câmara, vereador Donizete Tavares do Nascimento (PR), que questionou se o atual contrato do PSF pode ser prorrogado. "O contrato atual termina em 28 de novembro e não pode ser prorrogado. Temos de fazer uma nova prova até outubro", disse Jocelene. Segundo ela, é preciso consolidar em Cubatão a Atenção Básica da Saúde no município e o PSF faz parte disso. O Executivo já está consultando, para a seleção, entidades organizadoras de concursos, como Fundação Vunesp, o Ibam e a Cesgranrio.
Novos cargos
A secretária também está sugerindo a criação do cargo de médico generalista, dentro da equipe do PSF. Para isso, está discutindo internamente um salário que interesse aos médicos. "O valor atual é desinteressante para os profissionais. Estamos buscando um salário-base de R$ 8,4 mil para 40h", informou.
A secretária disse ainda que existe hoje a necessidade de cerca de 170 profissionais na Saúde, em todos os setores. "Temos de fazer um concurso para cobrir o déficit. Com a criação de novas unidades de saúde, do Centro de Referência do Idoso e do Centro de Atendimento Psicossocial, muitas pessoas foram remanejadas", disse.
Ideia de Jocelene é que concurso esteja homologado até março de 2012.
Comentários