Entrega ocorreu na tarde de quarta-feira (18); um aplicativo com informações do itinerário e localização em tempo real, também está em desenvolvimento
A prefeitura de Cubatão, litoral de São Paulo, entregou à população 12 novos ônibus, na quarta-feira (18), para reforçar a frota do transporte público municipal, a partir desta quinta-feira (19). Os ônibus, identificados pela nova identidade visual da cidade, na cor amarela, com a figura do guará-vermelho, símbolo da recuperação ambiental de Cubatão, são do modelo Caio Apache Vipe 5, da montadora Mercedes-Benz, equipados com motor Euro não poluente, ar-condicionado e acessibilidade para cadeirantes.
A aquisição visa atender à demanda de renovação da frota, identificada pela Companhia Municipal de Trânsito (CMT) devido ao desgaste natural dos veículos antigos. O prefeito Ademário Oliveira, durante a cerimônia de entrega, disse: "São ônibus de última geração em termos de tecnologia, praticidade e acessibilidade. Com isso, vamos atender prioritariamente as linhas que transportam mais usuários e aquelas que já foram solicitadas a substituição dos veículos, conforme identificadas nas vistorias realizadas pela CMT. A população merece e espera por essa renovação".
O superintendente da CMT, Rodrigo Dias, destacou a importância da aquisição para a população: "Veículos modernos e que vão suprir a necessidade imediata. Ao longo do contrato, estão previstas mais entregas como essa. Isso mostra respeito à população, demonstrando o compromisso da administração em oferecer um serviço de qualidade".
Além da entrega dos veículos, a Viação Sou, empresa responsável pelo transporte público municipal, anunciou o desenvolvimento de um aplicativo, o Sancetur Sou Cubatão, que fornecerá aos usuários informações sobre linhas, horários, pontos e localização dos ônibus em tempo real. A empresa também tem estudado a instalação de pontos de venda para recarga de cartões de transporte. "Esperamos que, em um prazo de 90 dias, possamos disponibilizar este aplicativo e já termos pelo menos 10 pontos de venda", afirmou Dias.