“Limeriques no ar“ acontece sábado (12), em Cubatão

Costa Norte
Publicado em 11/05/2012, às 16h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h40

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Uma bexiga que traz dentro dela, uma poesia. E se soltarmos essa bexiga no ar, onde será que vai parar? Neste sábado (12), 120 crianças de Cubatão vão viver essa expectativa. O projeto “Limeriques no ar” acontece, a partir das 15h30, no Novo Parque Anilinas (av. Nove de Abril, s/nº). A atividade é aberta ao público. A novidade faz parte de mais uma ação do ‘Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques’, que tem como objetivo incentivar a leitura e a produção literária entre as crianças. Durante a tarde, a meninada vai aprender mais sobre os limeriques – poesias curtas, com cinco versos rimando entre si e que sempre falam de coisas malucas – e poderão participar de leituras dos limeriques. Haverá, ainda, roda de poesia com o Grupo Zabelê.

A ideia Aí, sim, depois disso, a garotada vai colocar um limerique dentro das bexigas e soltar pela cidade. A ideia é que a pessoa que receber essa poesia, caia ela dentro do quintal, em um banco de praça ou no ponto de ônibus, tenha curiosidade em saber mais sobre os limeriques.

A data E por que neste dia? A idealizadora do prêmio, a escritora Viviane Veiga Távora, escolheu o dia 12 de maio porque esta é a data de aniversário do inglês Edward Lear, considerado o criador dos limeriques. Ele completaria 200 anos. “Lear é uma referência quando falamos em limeriques. A data é simbólica, mas a ação quer despertar as pessoas para a novidade da poesia. Tanto a criança que vai soltar o poema no ar, quanto os que irão receber a surpresa”, comentou Viviane.

Realização O ‘Prêmio Tatiana Belinky’ é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa Varal e conta com apoio do Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura e da Unisanta.

Prêmio Tatiana Belinky – Voltado para crianças com idade entre 6 e 11 anos (Ensino Fundamental I e II), incentiva os pequeninos a criarem suas próprias poesias. As inscrições já estão abertas e seguem até 02 de junho, somente pelo site www.portalpanapana.com.br/premio. O resultado sai em agosto. Premiação – Os autores mirins dos cinco melhores limeriques recebem computador (1º lugar), notebook (2º), netbook (3º), troféus e kit de livros, sendo que os professores e colégios ganham publicações infantis.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!