MEDICINA

Governo Ademário inaugura serviço de teleatendimento em saúde

Prefeito Ademário testa e aprova serviço iniciado no município na segunda-feira (4); objetivo é ampliar oferta de especialidades médicas

Redação
Publicado em 06/12/2023, às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Sala funciona no CIS, na antiga policlínica, localizada na Vila Paulista - Thiego Barbosa/Secom
Sala funciona no CIS, na antiga policlínica, localizada na Vila Paulista - Thiego Barbosa/Secom

A teleconsulta, alternativa para facilitar o acesso da população a especialidades médicas por meio de tecnologia segura e comunicação on-line, já é realidade em Cubatão. Uma sala de teleatendimento foi inaugurada no Centro Integrado de Saúde (CIS), na segunda-feira (4).

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Ademário Oliveira testou o canal e conversou com um dos médicos de forma on-line. “É uma inovação que já tínhamos planejado por causa da dificuldade em encontrar especialistas. A Saúde é um bem maior e, assim, conseguimos reduzir custos e garantir o atendimento à população”, afirmou.

Ademário reforçou que a ideia é ampliar a oferta de médicos. “As pessoas vão ter mais vagas disponíveis para atendimento, serão oito teleconsultas por dia, e isso, ajuda a desafogar a demanda do município. E como sabemos, que nem todos tem acesso à internet, nós disponibilizamos esta sala exclusiva”.

A secretária de Saúde, Andréa Pinheiro Lima, explica que o agendamento segue a mesma rotina das consultas presenciais. Após o atendimento inicial nas unidades de Saúde dos bairros, o médico de família faz os encaminhamentos necessários. “Nossa ideia é ampliar o atendimento e reduzir fila de espera. A adoção do teleatendimento faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de ampliação da oferta de médicos especialistas”, comentou.

Com o agendamento prévio, o paciente deverá ir até ao CIS, na antiga policlínica, onde ocorrerá a sessão. Durante a consulta, o paciente será acompanhado por uma profissional de enfermagem para auxiliar o contato. O serviço funciona como uma consulta normal, o paciente deve levar os exames, encaminhamentos e documentos necessários.

O diretor operacional da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Johnny Kleber, contratada que executa o atendimento na Atenção Básica, destaca a ampliação do leque de serviços: “A gente acredita que com esse atendimento complementar vamos ampliar a qualidade da prestação de serviço, levando assistência em saúde para quem precisa”.

As especialidades incluídas no programa são: gastrologia, neurologia, reumatologia, urologia e cardiologia pediátrica. O Centro Integrado de Saúde (CIS) fica na rua Pedro José Cardoso, 238, na Vila Paulista.

Teleconsulta

Em novembro de 2022, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1998/2020 que regulamenta a telessaúde para todos os profissionais da área. Paciente e médico podem optar pela consulta presencial, mas a modalidade ganhou força principalmente durante a pandemia. Receitas médicas e pedidos de exame têm validade em todo país.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!