CAMPEÃO

Fotógrafo da Baixada Santista conquista 1º lugar em concurso internacional

Thiago Cunha foi campeão na categoria Retratos do concurso ‘Inspiration Photografer 2022’

Da redação
Publicado em 17/12/2022, às 18h16 - Atualizado às 18h24

FacebookTwitterWhatsApp
Thiago Cunha foi campeão na categoria Retratos do concurso ‘Inspiration Photografer 2022’ Fotógrafo Thiago Cunha - Reprodução arquivo pessoal
Thiago Cunha foi campeão na categoria Retratos do concurso ‘Inspiration Photografer 2022’ Fotógrafo Thiago Cunha - Reprodução arquivo pessoal

O fotógrafo cubatense Thiago Cunha, 37 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso da ‘Inspiration Photografer 2022’, como o fotógrafo mais premiado do ano na categoria Retratos. Disputando com milhares de fotógrafos, que representam 67 países, o fotógrafo da Baixada Santista enfrentou a final na última quarta-feira (14), concorrendo a duas indicações ao prêmio Lente de Ouro.

No ano passado ele já havia disputado a final e, na época, recebeu homenagem oficial da Prefeitura Municipal de Cubatão, entregue pelo prefeito Ademário Oliveira.

O fotógrafo assistiu ao anúncio on-line e comemorou junto aos amigos em um restaurante em Cubatão. “Passa um filme na minha cabeça, desde o começo da minha carreira, estudos e todas as dificuldades que passei para chegar até aqui”, afirma Thiago.

Ele explica ainda que, a partir de agora, a conquista significa muito para sua carreira. “Este prêmio é um divisor de águas em minha vida. Estar entre os gigantes da fotografia era algo muito distante e vencer me deixa muito feliz”.

Com destino à associação e aos jurados do concurso, seis dentre 20 fotos enviadas por Thiago foram premiadas. Os equipamentos utilizados para que garantissem o grande prêmio ao fotógrafo foram duas câmeras full frame, que tendem a oferecer resultados mais nítidos, com menos ruídos e maior sensibilidade para captura de qualidade de imagens em sombra e luz.

Desde 2005, a fotografia é objeto de estudo e hobby de Thiago, que apenas em 2019 começou a atuar profissionalmente. Em dezembro deste ano, ele saiu do emprego como analista de sustentabilidade e hoje vive apenas do sonho artístico.

“Há três anos eu fotografava meus clientes em locais sem qualquer estrutura, com equipamentos emprestados e limitados. Aos poucos fui comprando o necessário e arrumei meu próprio espaço”, relata o fotógrafo.

Para o próximo ano, Thiago espera continuar traçando metas e estratégias para a carreira. “O prêmio prova que estou no caminho certo, mas é importante não cair no comodismo. Agora é pé no chão e pensar na etapa 2023”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!