Exposição destaca importância da Mata Atlântica

Costa Norte
Publicado em 23/03/2012, às 14h49 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Com o apoio da prefeitura de Cubatão, a Fundação SOS Mata Atlântica apresenta a exposição itinerante ‘A Mata Atlântica é Aqui’, de 28 de março a 1º de abril, no Parque Novo Anilinas, na avenida Nove de Abril, 2.275, centro. A mostra interativa percorre diversas cidades com área de Mata Atlântica em todo o país, levando educação e conscientização ambiental. A ideia é estimular a população a aprender de forma divertida sobre a Mata Atlântica e como preservar o que resta dela.

De acordo com a ONG, Cubatão receberá um caminhão adaptado para servir de palco à exposição, que contará com equipe de biólogos e educadores ambientais, além de estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Vale frisar que todas as atividades serão gratuitas e destinadas ao público de todas as idades.

Programação

Estão programadas palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeos e maquetes interativas e análise da água de rios da região. Qualquer pessoa pode participar. O projeto conta também com estrutura para receber deficientes físicos.

Ensinamentos

Ainda segundo a ONG, em cada local, a equipe reforça que a conservação ambiental contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia da cidade. Por exemplo, a água tratada de forma correta exige menor quantidade de produtos químicos para filtrá-la; o lixo eliminado de forma adequada facilita a reciclagem e possibilita menor extração de matérias-primas da natureza. A diminuição de áreas preservadas pode agravar catástrofes naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em territórios próximos às áreas urbanas, além de causar danos à população é outro enfoque.

Monitoramento

Além disso, em cada cidade, a equipe do projeto coleta amostras dos rios locais para o monitoramento da qualidade de suas águas com o kit de monitoramento desenvolvido pela Rede das Águas.

Confira os horários:

28 de março, das 11h às 16h; e de 29 de março a 1º de abril, das 10h às 16h.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!