Dando continuidade as comemorações do aniversário de Cubatão, festejado nesta segunda-feira (09), foi entregue totalmente reformada e readequada dentro das normas de acessibilidade, a nova Estação das Artes, equipamento que já faz parte da história da cidade. Com investimentos de R$ 499 mil, a reforma contemplou a restauração da fachada, que recuperou o aspecto original de quando foi construída, na década de 70. A chamada "porta de cargas" - utilizada para movimentação de mercadorias para dentro dos vagões - também recebeu cuidados. A Secretaria de Turismo do município agora passa a funcionar na Estação das Artes.
Novos projetos Segundo informou o secretário interino de Turismo, Welington Borges, o espaço vai abrigar ainda o projeto ‘Barro Ofício’. Uma parceria entre o poder público e o Senac possibilitará a implementação de novos projetos culturais e artísticos e, ainda, a realização de diversos cursos, como o de montagem de bijuterias, fotografia, grafite e oficina de DJ. O secretário disse ainda que Cubatão está resgatando a sua história, com a recuperação e a preservação de equipamentos que mostram como foi o desenvolvimento de toda a região.
Reformas O secretário de Obras, Silvano Lacerda, informou que foram reformadas as salas de aula, banheiros e área administrativa. Também foi realizada a pintura das paredes, troca das luminárias do corredor, além da construção de rampas de acesso com corrimão. Recebeu readequação o espaço para exposição, novos gradis foram instalados na frente do prédio e o telhado foi reformado.
Da infância Já a prefeita Márcia Rosa (PT) lembrou que na sua infância gostava de fazer as viagens de trem. “Eu era pequena, mas lembro que passávamos por essas portas giratórias para ter acesso à plataforma e, depois, embarcar. A locomotiva saía de Jundiaí, parava aqui e ia até Santos”, contou.
Turismo e CIT Duas salas da Estação serão utilizadas pela Secretaria Municipal de Turismo. O Centro de Informações Turísticas, o CIT, também vai funcionar no local.
Comentários