Entidade da Vila Esperança lança moeda local

Costa Norte
Publicado em 02/09/2011, às 08h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h15

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Com o objetivo de contribuir com o meio ambiente e incentivar o comércio da Vila Esperança, em Cubatão, as Associações Nova Esperança e De Bem com o Mangue lançaram a moeda do bairro, o mangue. Nesta segunda-feira (29), o presidente da De Bem com o Mangue, Sebastião Ribeiro Nascimento, o Zumbi, levou as notas de 1, 2, 5 e 10 mangues para apresentar ao vereador Geraldo Guedes (PR). O parlamentar até recebeu de presente uma nota de 10 mangues para gastar no comércio do bairro.

"Fico lisonjeado por ter recebido a nova moeda da Vila Esperança. Gostei tanto desta ideia e a achei tão interessante que vou pedir a ajuda do Zumbi para implantar o Republicando, no Bolsão, para incentivar a coleta do óleo de cozinha", afirmou o vereador.

Troca fácil  

A moeda da Vila Esperança foi lançada há 2 meses, em caráter experimental e é trocada por todo tipo de lixo reciclável, especialmente plástico, garrafas pet, papelão e óleo de cozinha. O interessado leva o lixo até 2 pontos de coleta, onde ele é pesado. De acordo com a quantidade, ele recebe um valor em mangues. Estas cédulas podem ser utilizadas em estabelecimentos comerciais credenciados do bairro.

Loja solidária

Há também uma loja solidária na Vila Esperança, que vende alimentos e aceita apenas pagamento em mangue. "Nesta loja, o pacote de 5 kg de arroz, por exemplo, custa R$ 4,50. Fora, o mesmo produto custa R$ 6,90", disse Zumbi.

O banco da Vila Esperança segue o exemplo de outras iniciativas pelo país, sendo a mais famosa o Banco Palmas, de Fortaleza. "Neste domingo [dia 04], faremos uma reunião para falar do funcionamento para os comerciantes do bairro", afirmou. Para a circulação do mangue na Vila Esperança, a entidade conta com uma autorização do Banco Central.

Dinheiro fora

Segundo o presidente da De Bem com o Mangue, a intenção é que uma pessoa quando for descartar lixo se lembre que está jogando dinheiro fora. "Quando lançamos a moeda, apenas na primeira semana, recebemos uma tonelada de lixo. Isso significa que tiramos do meio ambiente toda esta quantidade de lixo".

Planos futuros

E os planos de Zumbi não param com o lançamento da moeda local, não. A ideia é lançar as notas de 20 e 50 mangues e oferecer crédito à população que não tem acesso aos programas de crédito de bancos privados. Além disso, logo o mangue será entregue por meio de um cartão magnético.

Locais de troca

As trocas de lixo pelo mangue, moeda local da Vila Esperança, podem ser feitas na avenida principal do bairro, números 42 e 53.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!