SAÚDE

Cubatão leva vacinação para moradores da Vila Esperança neste sábado (3)

Moradores podem se proteger contra gripe e covid-19 ou atualizar as doses da campanha de Multivacinação, das 9h às 15h, na USF Vila Esperança II-CAIC

Redação
Publicado em 02/02/2024, às 10h05

FacebookTwitterWhatsApp
Imunização será das 9h às 15h, contra gripe, covid-19 e Campanha de Multivacinação - Divulgação: prefeitura de Cubatão
Imunização será das 9h às 15h, contra gripe, covid-19 e Campanha de Multivacinação - Divulgação: prefeitura de Cubatão

Está com a carteirinha de vacinação em dia? Não tem tempo de se vacinar durante a semana? Se este é seu caso, aproveite que, neste sábado (3), a prefeitura de Cubatão vai vacinar contra gripe, covid-19 e também atualizar as doses da Campanha da Multivacinação.

A imunização será das 9h às 15h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Esperança II-CAIC, na rua São Francisco de Assis, sem número, na Vila Natal. Ela fica na divisa entre os dois bairros, no interior da Unidade Municipal de Ensino Ulysses Guimarães.

Cidade oferece vacinação aos sábados para quem não pode ir durante a semana
Moradores de todas as idades podem se imunizar contra várias doenças - Divulgação: Prefeitura de Cubatão

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE), esta é mais uma alternativa para os moradores da cidade. Nas últimas ações, as equipes estiveram na cota 200, centro, Ilha Caraguatá, Jardim Casqueiro, Jardim Nova República, Vila Esperança, Vila dos Pescadores, Vila Nova, Vila São José, entre outros locais, como unidades de Saúde, espaços esportivos, educacionais ou recreativos.

O prefeito Ademario Oliveira convoca as pessoas para a imunização. "Sabemos que as pessoas trabalham e tem uma vida agitada ao longo da semana, por isso, oferecemos a vacinação aos fins de semana. Contamos com a ajuda da população nesta guerra contra estas doenças.

Quem quiser se imunizar precisa ficar atento a algumas recomendações, confira:

GRIPE

Pode receber a dose contra a influenza todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, principalmente, os grupos prioritários que são: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências, população indígena, caminhoneiros, motoristas do transporte público ou quem trabalha nas forças militares e de segurança.

COVID-19

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) destaca que, a imunização contra a Covid-19, agora faz parte da rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

As vacinas seguem disponíveis para todos os grupos que estejam aptos a receber as doses, inclusive, o reforço da bivalente, que deve ser administrado seis meses após a última dose ou o esquema inicial completo.

MULTIVACINAÇÃO

Todas as demais vacinas de rotina do PNI também estarão disponíveis, já que o objetivo da multivacinação é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças menores de um ano, estão disponíveis as doses de: hepatite B, rotavírus, meningococo C, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela. A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente às sextas-feiras, na Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março,  na rua Antônio Simões de Almeida, sem número.

Para as crianças maiores de um ano a adolescentes menores de 15, estão disponíveis as doses de: hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!