ESPORTE

Cubatão está na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo

Daniel Moreira, atleta cubatense, conquistou o 6º lugar no Campeonato Brasileiro e avançou para a segunda etapa

Da redação
Publicado em 24/04/2023, às 11h59 - Atualizado às 12h30

FacebookTwitterWhatsApp
O paratleta faz parte da Seleção Paralímpica Militar de Tiro com Arco - Reprodução/Prefeitura de Cubatão
O paratleta faz parte da Seleção Paralímpica Militar de Tiro com Arco - Reprodução/Prefeitura de Cubatão

O cubatense Daniel Moreira de Souza conquistou o 6º lugar no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, que ocorreu nos dias 13 e 14 no Centro Paralímpico em São Paulo. O atleta garantiu a colocação após levantar 162 kg, entre 40 atletas que participaram, e se classificou para a segunda fase do campeonato, que será em 26 e 27 agosto. Nesse fim de semana, Daniel participou do Campeonato Paulista de Powerlifting, no Ginásio Itapoan, em Mongaguá.

“Ele tem se empenhado cada vez mais para melhorar suas marcas e está confiante em conquistar novas posições nos próximos campeonatos. Sua determinação e comprometimento são inspiradores e representam um grande exemplo para todos que buscam o sucesso no esporte”, declarou o secretário de Esportes Alessandro Bortolomasi.

Daniel iniciou a carreira esportiva em 2019, após se reabilitar de um acidente automobilístico que resultou na amputação transtibial abaixo do joelho da perna esquerda, que acabou evoluindo para uma amputação transfemural. “Sofri parada cardíaca, perdi muito sangue e passei oito dias na UTI. Um mês e meio depois de retirar os pontos, fui para reabilitação. Escolhi vencer, viver e ser feliz, pois a grande limitação está em nossos pensamentos”, comentou.

O paratleta faz parte da Seleção Paralímpica Militar de Tiro com Arco. Conquistou segundo lugar na categoria individual e terceiro por equipe na Olimpíada Escolar da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas. É segundo lugar no individual e primeiro por equipe da Conexão Paralímpica – Forças auxiliares.

Porém sua principal atuação é no halterofilismo e powerlifting – e ele é um dos contemplados pelo bolsa-atleta de Cubatão no halterofilismo. Nesse esporte, é bicampeão paulista, categoria até 100 kg, e campeão Panamericano, com quebra de recorde em 2022 na categoria até 100 kg. Também é terceiro lugar no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!