Crianças de Cubatão aprendem a preservar o meio ambiente nas férias

Costa Norte
Publicado em 08/07/2011, às 09h38 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h27

FacebookTwitterWhatsApp

Além de jogar bola, empinar pipas, correr ou assistir tevê, as crianças residentes na Vila dos Pescadores, em Cubatão, terão uma nova opção de diversão nestas férias escolares. De 11 a 15 de julho, sempre no período da manhã, a garotada de 6 a 10 anos poderá participar de atividades recreativas e educacionais relacionadas à preservação do ecossistema local.

A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, terá a participação dos agentes ambientais que atuam no núcleo localizado entre o manguezal e avenida Bandeirantes, marginal da via Anchieta.

Segundo a agente ambiental Viviane Barbosa, por intermédio de brincadeiras e jogos, as crianças vivenciarão atividades de educação ambiental, identificando os maiores problemas que afligem os moradores da vila, como a destinação do lixo e a preservação da fauna e flora locais.

“Haverá ainda passeio ecológico pela Vila, com a identificação das lixeiras instaladas para a coleta seletiva e o depósito correto do óleo de frituras”, detalhou.

O programa

O Agentes Ambientais conta com 22 participantes de 19 a 54 anos atuando na Vila dos Pescadores, desde outubro de 2010. Implantado pela prefeitura com apoio da Usiminas, o programa selecionou moradores da própria comunidade para o trabalho que envolve conscientização e reciclagem.

De janeiro a junho, o grupo recolheu 945 litros de óleo de cozinha e 45 kg de pilhas usadas, além de baterias. O óleo foi doado para o instituto BioSantos e as pilhas encaminhadas aos postos de recolhimento do Banco Santander e Drogaria São Paulo.

Ecopontos

“Instalamos ecopontos em estabelecimentos comerciais ou garagens de moradias para as famílias entregarem o óleo de cozinha que sobra de frituras. Nesses locais há uma bombona de 50 litros, na forma de um botijão de gás, para o depósito do óleo que, em larga escala, pode ser reaproveitado como biodiesel ou na produção de material de limpeza”, informou Viviane.

As agentes, que recebem bolsa auxílio de R$ 500 mensais, além de estimularem o descarte correto do óleo utilizado, orientam as famílias sobre como produzir sabão e outros produtos de limpeza.

“O convite está aberto a todas as crianças da Vila” agente ambiental Viviane Barbosa

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!