Além de jogar bola, empinar pipas, correr ou assistir tevê, as crianças residentes na Vila dos Pescadores, em Cubatão, terão uma nova opção de diversão nestas férias escolares. De 11 a 15 de julho, sempre no período da manhã, a garotada de 6 a 10 anos poderá participar de atividades recreativas e educacionais relacionadas à preservação do ecossistema local.
A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, terá a participação dos agentes ambientais que atuam no núcleo localizado entre o manguezal e avenida Bandeirantes, marginal da via Anchieta.
Segundo a agente ambiental Viviane Barbosa, por intermédio de brincadeiras e jogos, as crianças vivenciarão atividades de educação ambiental, identificando os maiores problemas que afligem os moradores da vila, como a destinação do lixo e a preservação da fauna e flora locais.
“Haverá ainda passeio ecológico pela Vila, com a identificação das lixeiras instaladas para a coleta seletiva e o depósito correto do óleo de frituras”, detalhou.
O programa
O Agentes Ambientais conta com 22 participantes de 19 a 54 anos atuando na Vila dos Pescadores, desde outubro de 2010. Implantado pela prefeitura com apoio da Usiminas, o programa selecionou moradores da própria comunidade para o trabalho que envolve conscientização e reciclagem.
De janeiro a junho, o grupo recolheu 945 litros de óleo de cozinha e 45 kg de pilhas usadas, além de baterias. O óleo foi doado para o instituto BioSantos e as pilhas encaminhadas aos postos de recolhimento do Banco Santander e Drogaria São Paulo.
Ecopontos
“Instalamos ecopontos em estabelecimentos comerciais ou garagens de moradias para as famílias entregarem o óleo de cozinha que sobra de frituras. Nesses locais há uma bombona de 50 litros, na forma de um botijão de gás, para o depósito do óleo que, em larga escala, pode ser reaproveitado como biodiesel ou na produção de material de limpeza”, informou Viviane.
As agentes, que recebem bolsa auxílio de R$ 500 mensais, além de estimularem o descarte correto do óleo utilizado, orientam as famílias sobre como produzir sabão e outros produtos de limpeza.
“O convite está aberto a todas as crianças da Vila” agente ambiental Viviane Barbosa
Comentários