A apresentação do grupo terá coreografia de Alan Keller, que objetiva mostrar a realidade do artista brasileiro
Este ano, em sua 40° edição, o Festival de Dança de Joinville trará uma parceria de peso para a Estímulo Mostra de Dança: a Cia. de Dança de Cubatão, cuja apresentação será coreografada por Alan Keller que recebeu o prêmio de Melhor Coreógrafo na 39° edição do evento. A apresentação será no dia 18 de julho, às 17h, no Teatro Juarez Machado em Joinville-SC.
Serão 18 bailarinos a usar a linguagem da dança contemporânea no espetáculo Rumo, criado exclusivamente para esta edição. “Estamos aqui trabalhando a todo vapor! Os ensaios têm sido bem cansativos por conta da demanda de trabalhos porque, além da Mostra Estímulo, a Cia. também participa da Mostra Competitiva com três trabalhos e do Festival da Sapatilha com seis trabalhos, mas estamos muito animados e felizes com tudo que vai acontecer lá neste ano; além de tudo, é uma edição comemorativa de 40 anos do festival”, ressalta Vanessa Toledo, diretora artística da Cia. de Dança de Cubatão.
A coreografia, criada por Alan Keller que foi eleito o melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville do ano passado, tem como objetivos mostrar a realidade do artista brasileiro, suas questões com o corpo, a autocobrança e o desempenho, além de enaltecer sua perseverança nos palcos. O espetáculo terá duração de aproximadamente 45 minutos.
A Mostra Estímulo, a Mostra Competitiva e o Festival da Sapatilha serão competições diárias, uma novidade este ano no Festival de Dança de Joinville.
Segundo o Guinness Book, o Festival de Dança de Joinville é o maior do mundo no gênero competição.
A Cia. de Dança de Cubatão estreou no Festival de Joinville em 2011 e conquistou o prêmio de vice-campeã na categoria Jazz, Conjunto Sênior. A trajetória continuou em 2017 quando conquistou o primeiro lugar na categoria Jazz com a coreografia intitulada Amores Crônicos, garantindo-lhe uma vaga no festival para o ano seguinte.
Em 2018, a companhia concorreu com quatro atuações de destaque e todas foram premiadas. Entre elas, a dançarina Yasmin Matos foi aprovada com dois solos, um de Jazz e um de Contemporâneo. Além disso, na categoria Contemporâneo, mais uma coreografia da companhia foi aprovada no processo seletivo.
A Cia. de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: Melhor Grupo do Festival, Melhor Bailarina e Melhor Coreógrafa, os dois últimos para Yasmin Matos. Venceu como melhor grupo de 2018 — a maior premiação do festival — com a coreografia Além daqui (jazz, conjunto sênior), e Yasmin ganhou como melhor bailarina. “Nós fomos ovacionados, aplaudidos de pé e isso ficou marcado na história da dança”, lembrou Vanessa, ressaltando que o público estimado era de 6 mil pessoas na ocasião. Ainda neste ano, a Cia. de Dança e a bailarina Yasmin Matos entraram definitivamente para a história do Festival de Joinville ao gravar os seus nomes na Calçada da Fama.
Em 2020, em meio aos desafios da pandemia, a Cia. de Dança de Cubatão, por ter sido reconhecida em 2018, recebeu um convite para participar do Festival dos Festivais no formato online. A companhia apresentou suas coreografias de 2018 e 2019 e consuistou as maiores notas do festival, inclusive no voto popular.
A história continuou em 2022 quando o grupo mais uma vez foi premiado nas quatro categorias que disputou no festival. A coreografia Além daqui... voltou a conquistar o primeiro lugar, reafirmando a qualidade artística do grupo.
A entrada para o festival custa R$35,00, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.eticketcenter.com.br Para mais informações acesse o site
Comentários