Apesar de não registrar chuvas nesta sexta-feira (11), Cubatão permanece em estado de alerta e as equipes da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) continuam monitorando as principais áreas de risco nas regiões de encostas. Também está de plantão para qualquer eventualidade o Geco (Grupo Executivo das Cotas), uma força-tarefa composta por representantes de várias Secretarias Municipais, que mantém monitoramento constante das áreas críticas em parceria com a Defesa Civil. Caso seja necessário, em caso de remoção de extrema urgência, a prefeitura informou que já montou toda a estrutura necessária para utilizar o Centro Esportivo Humberto de Alencar Castelo Branco, o “Castelão”, no centro, para receber e fazer a triagem dos munícipes atingidos pela medida.
Retirada de famílias Devido ao risco de novos deslizamentos na região de Pilões, cinco famílias foram notificadas e orientadas pela Comdec a deixar suas moradias. Elas já estão alojadas em residências de amigos e familiares, em segurança. Na Mantiqueira, devido à erosão e deslizamento de um talude, uma árvore de grande porte está apresentando inclinação, podendo acontecer o seu carreamento. Duas famílias foram notificadas e orientadas a deixarem suas moradias. Todos os afetados pelos problemas nas áreas de encosta estão recebendo a orientação e apoio necessários de assistentes sociais, assegurou a prefeitura de Cubatão.
Bairros-Cota Nos bairros-Cota, três famílias tiveram que deixar suas moradias. Os trabalhos foram realizados pela CDHU, já que a região é de responsabilidade do Governo do Estado, por se situar em área de parque estadual. Elas estão alojadas em hotéis de Cubatão e posteriormente serão encaminhadas para projetos habitacionais em construção na região do Jardim Casqueiro e Bolsões.
Comentários