Carbocloro lança a 2ª edição do ‘Voluntários do Rio’

Costa Norte
Publicado em 16/03/2012, às 13h50 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h36

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Resgatar a importância histórica e cultural de Cubatão e despertar o interesse das crianças pela cidade onde vivem, além de promover a conscientização ambiental. Esses são os principais objetivos do projeto ‘Voluntários do Rio II – Vida e História de Cubatão’, que foi lançado na tarde desta sexta-feira (16), no Bloco Cultural de Cubatão, pela Carbocloro em parceria com o seu CCC (Conselho Comunitário Consultivo). “Voltado para crianças do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, o projeto nasceu da necessidade de criar ferramentas educacionais atrativas para levar às crianças de Cubatão uma nova forma de ver a cidade onde vivem, promovendo a valorização da história, da cultura e do meio ambiente”, explica Daniel Ravaneli, coordenador do projeto e membro do CCC.

Ações gratuitas Durante o ‘Voluntários do Rio II’, que promoverá atividades até o fim deste ano letivo, as crianças poderão participar de uma série de ações gratuitas desenvolvidas especialmente para o projeto. Os alunos receberão cartilhas com enfoque na educação ambiental, assistirão a um filme desenvolvido especialmente para o projeto, que retrata a história e o desenvolvimento de Cubatão, e participarão de um passeio de barco pelos rios da cidade.

Autoestima Para Marcio Abreu, diretor Industrial da Carbocloro, desenvolver projetos voltados para crianças é algo fundamental para preservar a história, a cultura e o meio ambiente, já que serão elas as responsáveis pelo futuro de Cubatão. “O projeto torna-se ainda mais relevante por tratar destes temas de forma lúdica para aqueles que serão seus defensores no futuro, ou seja, as crianças. Acreditamos que é por meio de projetos como esse que daremos continuidade ao processo de melhoria da imagem da cidade, ao mesmo tempo em que trabalhamos a autoestima dos cubatenses”, destaca Abreu.

Lei Rouanet O projeto, que está em sua 2ª edição, foi desenvolvido e patrocinado pela Carbocloro, que desta vez contou com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, a Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A previsão é de que 1,6 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa.

Inscrições: Escolas interessadas em participar do projeto devem fazer a inscrição por meio do site: www.historiadecubatao.com.br.

Conheça as atividades Entre as atividades, haverá a exibição do filme ‘Cubatão Nota 10’, com duração de 30 minutos, que usa a animação e imagens reais de Cubatão para contar a vida de Jennifer, uma menina que precisa entregar um trabalho escolar sobre a cidade e acaba participando de uma história fantástica, por meio da qual faz uma viagem por Cubatão para descobrir o que a região tem de melhor.

Barco Outra atividade do projeto é um passeio de barco com duração de 50 minutos. Com capacidade para 13 alunos, que serão acompanhados por um monitor e do responsável pela navegação, o barco faz quatro paradas durante o trajeto. Nesses pontos, são abordados temas como localização geográfica, vida da população ribeirinha, fauna, flora e conscientização ambiental.

Cartilha Ao longo do passeio, os alunos devem preencher as atividades da cartilha ‘Juntos, fazendo uma cidade nota 10!’, que contém brincadeiras e curiosidades sobre a história, a cultura e o meio ambiente de Cubatão. O conteúdo da cartilha, além de ser trabalhado com os alunos durante as atividades do projeto, poderá servir como material de apoio para as aulas temáticas sobre a cidade.

Gincana Ao final, os alunos participam de uma Gincana de Desenhos, onde as crianças poderão expor o que viram e aprenderam durante as atividades do projeto. Todas as atividades, com exceção da Gincana de Desenhos, são realizadas na Náutica da Ilha, na Ilha de Caraguatá, contando sempre com a supervisão de monitores devidamente treinados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!