1ª ETA da região completa 112 anos

Costa Norte
Publicado em 28/10/2011, às 09h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h26

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A mais antiga ETA (Estação de Tratamento de Água) da Baixada Santista, a Pilões, localizada em Cubatão, completa 112 anos neste mês. “A ETA Pilões abastece parte da cidade de Cubatão por meio de duas captações, uma no rio Pilões e outra no rio Passareúva”, explica o gerente da Divisão de Produção de Água da Sabesp na Baixada, o engenheiro Mário Benetati Filho, que ressalta o ótimo resultado alcançado com o esforço aplicado em melhorias das instalações e do processo operacional da unidade. A captação no rio Pilões, obra realizada originalmente pela empresa The City of Santos Improvement Company, abasteceu Santos de 1899 a 1930 sem qualquer alteração estrutural, sendo a principal fonte de suprimento. Antes disso, em 1894, Santos era provida de água potável por meio de chafarizes públicos e carros pipa, com exceção a 3 mil residências que eram abastecidas por tubulações da Cia. City.

Reforma Localizada dentro do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) – Núcleo Pilões (uma das unidades que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica), a captação foi reformada e melhorada no final do ano 1936, passando a ser uma estação de tratamento de água de método convencional. Em 1975, a Sabesp assumiu os serviços de saneamento em toda a Baixada e em 1991 realizou outra grande reforma que, praticamente, construiu uma nova estação, visando melhorar ainda mais a qualidade da água final, com a substituição de equipamentos utilizados no tratamento e reforma de decantadores e filtros.

Conservação A Companhia, de lá para cá, vem investindo constantemente na manutenção preventiva do local, quanto à conservação e reforma de suas instalações, visando a melhoria do atendimento aos clientes, assim como no cuidado com o meio ambiente com a preservação da área verde formada por matas ciliares (designação dada à vegetação das margens de rios e mananciais), que cercam toda a região, compondo uma belíssima paisagem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!