Costa sul conta com novos ônibus e trajeto estendido

Costa Norte
Publicado em 07/01/2016, às 14h02 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h53

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Henrique Fiorelli

Após reunião realizada em meados de dezembro entre representantes da Ecobus – responsável pelo transporte público coletivo em São Sebastião – e moradores de Cambury, na costa sul do município, a região foi contemplada com novos ônibus e modificações no percurso dos veículos. No encontro, os usuários solicitaram a alteração do percurso e horário da linha de ônibus Cascalho – Cambury, além de apontarem dificuldades dos veículos em suportarem a carga durante as subidas das serras da região.

Questionada pelo Jornal Costa Norte, a Ecobus informa que adquiriu oito novos veículos para atender especificamente os bairros da região sul do município, e implantou, em caráter experimental, uma expansão no trajeto dos ônibus. A assessoria de imprensa da empresa informou: “Compramos oito ônibus novos para atender aos moradores da costa sul, com motor mais potente, visando as serras. Esses ônibus possuem câmeras internas- 4 por veículo -, que vão registrar tudo o que acontece no interior dos ônibus, com objetivo de garantir mais segurança aos passageiros”.

Com relação ao trajeto, dois novos bairros estão sendo atendidos pela linha. Os ônibus seguiam da rua do Cascalho, em Boiçucanga, até a garagem da empresa, em Cambury, e depois retornavam. Com a mudança, hoje seguem do Cascalho, passam por Cambury, continuam até o bairro da Baleia e retornam por Barra do Sahy.  “O pedido da comunidade está sendo atendido pela empresa em caráter experimental, enquanto verifica se há demanda de passageiros que justifique uma mudança definitiva”, explica a companhia.

Catraca eletrônica deve garantir economia aos usuários

Além de novos ônibus adquiridos para atender a costa sul e das câmeras de vigilância nos veículos, o transporte coletivo de São Sebastião recebe agora a implantação do bilhete eletrônico, denominado busscard, por meio da implantação de catracas eletrônicas. Segundo informa a assessoria de imprensa da empresa, “o busscard vai oferecer algumas vantagens para os moradores da costa sul, principalmente aqueles que utilizam a linha 51- Cidade/Boraceia. Com o cartão, os usuários deixarão de pagar o valor integral da tarifa, como se tivessem percorrido todo o percurso, e passarão a pagar por trechos”.

Além do bilhete eletrônico, a Ecobus, em uma segunda etapa, diz que alterará a forma como os ônibus circulam na costa sul, criando uma linha tronco – de circulação apenas na rodovia Rio- Santos – e outras linhas capilares, que entrarão nos bairros. “Isso tornará as viagens mais rápidas e reduzirá o tempo de espera nos pontos de ônibus”, explica  a companhia.

A divulgação do novo bilhete começa nesse início de ano, nas escolas, para que os estudantes façam o cadastro para obter o Busscard–Estudante. Além disso, está em desenvolvimento um novo site, pelo qual, por meio de um link, as empresas poderão comprar o vale- transporte eletrônico dos seus funcionários. “Por ser um sistema de pagamento novo, os usuários podem levar um tempo para se adaptar e, por isso, decidimos começar a nova operação após a alta temporada de verão, quando o fluxo de passageiros será menor e haverá menos trânsito, mas já estamos prontos para começar o novo sistema de bilhete eletrônico”.

Sobre a tarifa, de acordo com o contrato de concessão, a taxa deve ser reajustada todos os anos, mas ainda não existe nada definido em relação a 2016.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!