*Foto: Dirceu Mathias
Por Mayumi Kitamura
A coleta seletiva porta a porta passará por mudança, a partir de domingo, 31. O serviço, executado pela Terracom, ficará a cargo da própria Cooperativa de Reciclagem de Sucatas União Bertioga (Coopersubert), já responsável pela triagem de materiais do Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos Sólidos, localizado no Km 227, da SP-55 (rodovia Rio-Santos).
O anúncio da mudança foi feito na terça-feira, 26, pela secretária de Meio Ambiente Marisa Roitman, durante a reunião do Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Bertioga, o qual preside. Na ocasião, ela disse: “Os próprios cooperados vão coletar o material e vão fazer a triagem, a separação do material reciclável e a venda”.
Segundo ela, os trabalhos iniciarão com a mesma programação de dias e horários de coleta, entretanto, poderão ser alterados futuramente. “Agora será mantido o mesmo esquema atual, que está disponível no site da prefeitura e no Boletim Oficial do Município, com coleta bairro a bairro, nos mesmos dias e horários. A partir do momento em que a cooperativa começar a trabalhar e se familiarizar melhor com o percurso, a gente pode anunciar mudanças, sim”.
Apesar de não contar com nenhuma alteração neste início de trabalhos, a Coopersubert pretende adquirir um caminhão para coletar óleo de cozinha usado nos comércios e residências, informou Marisa Roitman.
O presidente da cooperativa, Cloves Ferreira dos Santos, vê com otimismo a mudança dos trabalhos, e acredita que a quantidade de material reciclável recolhido deva dobrar. “Há cerca de seis anos, nós estamos com esse trabalho, e tem gente que ainda não sabe sobre a coleta. Para aumentar o conhecimento entre a população, pretendemos implantar um equipamento sonoro para avisar sobre a passagem do caminhão”, comentou.
Atualmente, a cooperativa conta com 21 cooperados cadastrados e 11 trabalhadores que atuam na triagem, com rendimento mensal em torno de R$ 900,00, valor variável de acordo com o volume de material vendido pelo grupo. A média de produção de resíduos recicláveis é de 18 toneladas por mês, sendo que, de todo o material que chega ao Centro de Gerenciamento, 30% são rejeitos, ou seja, resíduos não recicláveis e nem compostáveis.
O serviço de coleta seletiva porta a porta é realizado às segundas-feiras nos bairros Maitinga e Rio da Praia; às quartas-feiras, na área central (entre o Albatroz e a área anteriormente denominada Jardim Veleiros) e Jardim Vicente de Carvalho (apenas na avenida principal); e às quintas-feiras, no Indaiá. O serviço atende aos bairros das 7h30 às 12 horas.
A orientação para separar o lixo úmido (comum) do reciclável (garrafas PET, alumínio, plástico, latas, papel, vidro, entre outros) é que o munícipe coloque em sacolas diferentes, preferencialmente, identificados com fitas coloridas e separados, encostados no muro da residência.
Caso haja grande volume de resíduos recicláveis, ou em local onde não há coleta porta a porta, o recolhimento pode ser agendado com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone 3317 4599. A lista com os locais de entrega voluntária (Levs) pode ser conferida no site www.bertioga.sp.gov.br/lixoutil .
Comentários