*Foto: Divulgação
As cidades do litoral norte aderiram à mobilização nacional promovida pelo governo federal neste sábado, dia 13, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em todo o território brasileiro, as prefeituras contam com o apoio das Forças Armadas no sentido de orientar e fiscalizar quanto à prevenção e à retirada de criadouros.
Em São Sebastião, a atividade, a ser realizada no bairro Pontal da Cruz, na região central da cidade, consistirá em percorrer as ruas do bairro distribuindo panfletos, folderes e o ‘Check list da Dengue’, lista de itens criada no município para que o morador possa fazer a checagem de locais onde possa acumular água e se transformar em criadouro do mosquito.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é de que mais de 60 pessoas, entre agentes de saúde e voluntários da Marinha do Brasil, percorram as principais ruas do bairro. “Esta será apenas a primeira de diversas ações que estamos planejando em parceria com a Marinha”, disse o diretor da Vigilância em Saúde da cidade, Givanildo Tavares.
Em Ilhabela, as ações em conjunto serão em dois bairros selecionados devido ao número de casos: Reino e Água Branca. Caminhões da prefeitura realizarão também o chamado “arrastão” em todas as ruas dos dois bairros. Disse o diretor de Vigilância em Saúde de Ilhabela, Oriedson de Freitas Oliveira: “Diante de uma emergência de saúde pública, com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, o desafio é realizar ações diretamente junto à população”.
A equipe do controle de vetores, de agentes comunitários de saúde, voluntários e militares da Marinha percorrerão todas as casas dos dois bairros, orientando quanto à prevenção e o controle do Aedes aegypti. Em Caraguá, 20 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acompanhados de equipes da Marinha, percorrerão as marinas da cidade. Segundo o secretário de Saúde Juan Lambert, a intenção é reforçar junto aos proprietários a necessidade de uma faxina geral em cada marina para eliminar potenciais criadouros do mosquito.
Ação nacional mobilizará escolas da região
Todas as unidades escolares farão parte de uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a ser realizada no próximo dia 19. A mobilização acontecerá nos municípios em parceria com o governo federal. Durante um encontro nacional realizado em Brasília (DF), no último dia 4, o ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou a importância da mobilização e da informação para o enfrentamento do mosquito. “As escolas são a melhor resposta que nós podemos ter neste momento para fazer esse combate, para criar consciência e fazer essa mobilização”.
De acordo com o ministro, é necessário que haja um forte engajamento por parte de todos, para que ação tenha sucesso. “Esta é uma mobilização de toda a estrutura educacional do país, que conta com aproximadamente 60 milhões de pessoas, podendo atingir facilmente um número de 150 milhões pelas relações familiares ou muito próximas”.
Com o pacto, o Ministério da Educação pretende usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.
Comentários