OCEANO...DE LIXO

Cidades do litoral de SP recolhem mais de 3,5 milhões de quilos de lixo das praias após Ano-Novo

Com extensas faixas de areia e milhões de visitantes na virada, Praia Grande e Guarujá lideram em ranking de resíduos recolhidos

Da redação
Publicado em 04/01/2023, às 14h42 - Atualizado às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Ubatuba na noite da virada e Peruíbe e Mongaguá após a celebração Praias do litoral de SP amanhecem emporcalhadas após réveillon; veja vídeos Praias emporcalhadas - Imagens: Reprodução / Julio Biazus / Redes Sociais
Praia de Ubatuba na noite da virada e Peruíbe e Mongaguá após a celebração Praias do litoral de SP amanhecem emporcalhadas após réveillon; veja vídeos Praias emporcalhadas - Imagens: Reprodução / Julio Biazus / Redes Sociais

Mais de 3,5 milhões de quilos de lixo foram recolhidos das praias do litoral de São Paulo após as celebrações de Ano-Novo, aponta um levantamento desta quarta (4) do Portal Costa Norte com base em informações das zeladorias das cidades. 

Preocupadas com a sujeira - que rapidamente pode escoar para o mar num período de temporais repentinos - a maioria das prefeituras da costa paulista programou forças-tarefa de limpeza urbana antes do sol raiar no primeiro dia de 2023.

Ainda não há um número exato da quantidade de visitantes que circularam na região durante a semana da virada, mas estimativas das concessionárias para a época apontam que cerca de 2 milhões de veículos circularam nas principais vias litorâneas. Somente Guarujá recebeu um milhão de turistas no período, segundo a gestão municipal.

"Pior temporada de sujeira que eu já vi"

Em forças-tarefa de limpeza iniciadas na madrugada do dia 1º, envolvendo dezenas de caminhões e centenas de funcionários, 3.526 toneladas de lixo foram recolhidas das praias e do entorno pelos serviços de zeladoria de Praia Grande, Guarujá, Santos, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, na Baixada Santista e litoral norte.

O número, no entanto, tende a ser maior, visto que parte das prefeituras não informou a quantidade de resíduos coletados depois da virada. As prefeituras de São Vicente e Bertioga disseram que fizeram mutirões de limpeza, mas não informaram a quantidade de lixo gerado. Contatadas, as prefeituras de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá e São Sebastião não se manifestaram.

“Esse ano, acho que foi a pior temporada de sujeira que eu já vi”, disse à reportagem o ongueiro e surfista de 49 anos  Julio Biazus, morador de Mongaguá desde que nasceu.

Julio, que preside uma ONG que mescla aulas de surfe e educação ambiental para crianças, fez coro com moradores de outras cidades, indignados com o lixo ornamentando as praias na primeira manhã do ano. “Chega a dar vontade de chorar”, comentou ele ao divulgar um vídeo das ruas de Mongaguá tomadas pelo lixo na manhã do dia 1º (assista abaixo).

Nos cerca de 22,5 km de faixa de areia de Praia Grande, a prefeitura disse que foram recolhidas 2.142 toneladas de lixo em uma megaoperação de limpeza envolvendo 500 funcionários e iniciada às 2h da madrugada do primeiro dia do ano.

Também com cerca de 22 km de praias, a administração de Guarujá disse que foram recolhidas cerca de mil toneladas de lixo das areias, calçadões e bairros no entorno das orlas em uma operação que envolveu 700 funcionários.

A prefeitura de Ubatuba disse que recolheu 101 toneladas de lixo em cerca de 80 km de praias e a de Santos disse que coletou 60 toneladas em 7 km de faixa de areia. No arquipélago de Ilhabela foram 13,20 toneladas de lixo recolhidas nas praias.

Em Praia Grande foram geradas, em média, mais de 95 toneladas por km de praia, ante cerca de 45 toneladas por km em Guarujá, 8,5 toneladas por km em Santos e 1,2 por km de praias em Ubatuba.   

Santos, disse a gestão municipal, registrou o triplo de lixo gerado em relação ao réveillon de 2019, último antes da pandemia. Segundo a prefeitura de Praia Grande, a quantidade de lixo recolhido pela secretaria de Serviços Urbanos representou um aumento de aproximadamente 25% em comparação ao mesmo período do ano passado.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!