Campanha solidária existe há 34 anos; já existem 9 mil cartinhas disponíveis em 2023; saiba como apadrinhar o pedido de uma criança
Rebeca Freitas
Publicado em 29/11/2023, às 15h30
No interior e litoral de SP, mais de 9 mil cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios 2023 estão à disposição para serem adotadas. A campanha, que está completando 34 anos, visa atender os pedidos realizados pelas crianças, por carta, ao Papai Noel.
A estatal recebe as cartas, realiza a seleção conforme os critérios estabelecidos na campanha e as disponibiliza para adoção em sua rede de agências e também na internet, no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo site. As crianças devem enviar suas cartinhas até o dia 4 de dezembro.
O Papai Noel dos Correios contempla pedidos de crianças do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o Papai Noel dos Correios é uma forma da estatal retribuir à população brasileira o carinho e a confiança que sempre depositou na empresa.
Para adotar uma ou mais cartinhas, é só acessar o Blog do Noel e escolher uma cartinha de forma online ou retirar uma carta em uma agência dos Correios participante – a lista está disponível no blog. O prazo para retirada da carta é até 11 de dezembro. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, em uma agência dos Correios participante da campanha, até o dia 18 de dezembro.
História da campanha
A campanha começou quando carteiros, que não sabiam o que fazer com as cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel, decidiram atender aos pedidos dos pequenos. Com o passar do tempo, a empresa criou um programa corporativo para disponibilizar as cartas para adoção por suas empregadas e seus empregados e por toda a sociedade.
Desde o início da campanha, mais de 6 milhões de crianças tiveram seus pedidos atendidos em todo o Brasil. Em 2022, no interior e litoral de São Paulo, a campanha recebeu 45 mil cartas, das quais 18,5 mil foram adotadas.
Fique atento
Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
Rebeca Freitas
Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)