CHUVAS TORRENCIAIS

Chuvas no litoral de SP deixam alagamentos, deslizamentos e desalojados

Placas de veículos foram encontradas por populares em Ilha Comprida e Peruíbe; no litoral norte, houve deslizamento de terra e interdição de residências

Redação
Publicado em 22/01/2024, às 17h04 - Atualizado às 17h17

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeituras se mobilizam e Defesa Civil monitora áreas de risco - Reprodução
Prefeituras se mobilizam e Defesa Civil monitora áreas de risco - Reprodução

Após um fim de semana de chuvas torrenciais, no litoral de São Paulo, a população acordou, nesta segunda-feira (22), com os efeitos desastrosos do temporal, já previsto pela Defesa Civil. Em Ilha Comprida, moradores encontraram diversas placas de veículos expostas, resultado direto dos alagamentos que afetaram a região. A situação se repetiu em Peruíbe, onde mais de 60 placas foram achadas após as intensas chuvas que assolaram a cidade.

A tempestade iniciada na sexta-feira (19) deixou ruas e avenidas completamente alagadas, em diversas cidades do litoral norte e Baixada Santista. Peruíbe, com 131mm de chuva no domingo, enfrentou inundações em vários bairros. A prefeitura, em nota, atribuiu os alagamentos ao alto volume de chuvas e formalizou a adesão a um convênio estadual para desassoreamento; agora, aguarda aprovação para iniciar os serviços. A administração municipal assegura que a equipe de zeladoria urbana realiza a limpeza de canais, córregos e valas de drenagem em Peruíbe, além da manutenção das valas mestras.

Litoral norte

No litoral norte, Caraguatatuba registrou duas casas interditadas devido a deslizamentos de terra e quedas de árvores. Ubatuba também enfrentou alagamentos, resultando no desalojamento de dez pessoas, sem registros de feridos.

Em Caraguatatuba, uma chuva com fortes rajadas de vento afetou casas e ocasionou deslizamentos de terra. Cerca de cinco pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas a casa de parentes. Os estragos foram registrados em dois bairros: Benfica e Estrela d’Alva, ambos na região central.

No bairro Benfica, duas casas foram interditadas, uma das quais estava vazia. Uma família, com dois adultos, duas crianças e três cachorros, foi levada para casa de amigos. No bairro Estrela d’Alva, houve deslizamento de terra na rua e uma queda de árvore. Os moradores locais receberam orientações, e o local será mantido em monitoramento.

De acordo com boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram acumulados 40mm de chuva na cidade. As regiões mais atingidas pelas tempestades foram Jaraguá, com 42,73mm, e Rio do Ouro, com 42,23mm.

Em Ubatuba, três vias foram interditadas após alagamentos, levando à evacuação de crianças e idosos. O Cemaden registrou acumulado de chuvas; Jaraguá e Rio do Ouro foram as áreas mais atingidas.

A Defesa Civil de Ubatuba, mesmo sem alertas de deslizamentos, mantém monitoramento de áreas de risco, pois a previsão é de que as chuvas persistam até quarta-feira (24). O órgão orienta a população a não enfrentar enxurradas e inundações; recomenda aos motoristas reduzir a velocidade e manter distância segura de outros veículos, em virtude de possíveis bloqueios viários por queda de árvores ou alagamentos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!