TEMPESTADE

Chuva de granizo atinge litoral de SP e provoca estragos na região

Tempestade ocorreu por volta de 2h da manhã e gerou prejuízos como quedas de árvores, estragos em telhas e alagamentos; veja imagens

Rebeca Freitas
Publicado em 26/10/2023, às 09h16

FacebookTwitterWhatsApp
Morador registra granizo em Santos - Viver em Santos e Região
Morador registra granizo em Santos - Viver em Santos e Região

Uma forte chuva de granizo atingiu o litoral de São Paulo durante a madrugada desta quinta-feira (26). A tempestade teve início perto das 2h da manhã e a queda de granizo provocou um forte barulho que foi capaz de acordar até os mais dorminhocos. Os pedaços de gelo foram presentes em diversas cidades como Bertioga, Santos e até mesmo Peruíbe. A chuva também provocou estragos. 

Moradores relataram prejuízos como estragos em telhas. Acompanhado das chuvas, vieram fortes ventos que derrubaram até mesmo portões e árvores. Em Bertioga, a queda de um galho grande de árvore obstrui uma faixa da rua Antônio Saldanha em frente ao Colégio Anglo, no centro, obrigando os motoristas a desviarem pela contramão. A área é de grande circulação no horário de entrada e saída da escola. Já no bairro Maitinga, além da queda de uma grande árvore, houve também pontos de alagamento. 

árvore caida
Árvore obstrui via obrigando motorista a ir na contramão - Alexandre Freitas 

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 29mm. Ainda de acordo com o órgão, as equipes estão atendendo seis ocorrências de queda de árvores na cidade.

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) havia divulgado desde terça-feira (24), alertas de tempestades para a faixa litorânea paulista. Para o litoral sul, o alerta em vigor era o laranja (Perigo). Havendo indicação de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. O Instituto alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos na área.

Já para a Baixada Santista e litoral norte, o alerta em vigor era o amarelo (Perigo Potencial). O Inmet previu chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo também para a região.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!