Casal de Quero-Quero vira atração na Festa do Morango em São Vicente

Costa Norte
Publicado em 15/07/2011, às 09h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h27

FacebookTwitterWhatsApp

Sem querer, um casal de Quero-Quero (Vanellus Chilensis), virou atração da Festa do Morango, na Praia do Itararé. Quem comparecer ao local, além de poder saborear os pratos elaborados com a fruta, terá a oportunidade de ver as aves revezando-se nos cuidados com os 4 ovos. Os animais estão naquela área desde a montagem da estrutura do evento, e, desde então, passaram a receber a atenção das pessoas que trabalham na festa. Para proteger o casal e impedir a proximidade dos visitantes com o ninho, a organização do evento instalou uma cerca de tela.

Muito comum

O biólogo do Parque Ecológico Voturuá, Márcio Melo, explica que é muito comum, nessa época do ano, a presença desses pássaros naquela região, especialmente para reprodução. “O Quero-Quero é uma ave que não tem problemas com temperatura, por isso as condições para reprodução dependem exclusivamente deles. Eles escolhem o local de sua preferência para depositar os ovos e aguardar o período de incubação, que leva em torno de 15 a 25 dias”, disse o especialista.

Monitoradas

Márcio detalhou ainda que as aves serão monitoradas diariamente e que a remoção delas poderia levar ao abandono dos ovos. “Aparentemente está tudo bem. A qualquer sinal de alteração, nossa equipe irá se reunir e avaliar as medidas a serem tomadas”.

Reservado

Para conscientizar os visitantes sobre a preservação do ambiente do casal de Quero-Quero foram instalados cartazes ao redor da cerca, alertando sobre os perigos de fornecer alimentação ou atirar objetos no espaço reservado às aves.

A festa

A 15ª edição da Festa do Morango de São Vicente acontece até 31 de julho, na Praia do Itararé, com a comercialização de doces, bolos, tortas, merengues, tapiocas, quentão, pastéis e diferentes iguarias gastronômicas feitas com a fruta. O evento acontece sempre as quartas e sextas-feiras, a partir das 17h, e sábados e domingos, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!