Cartório eleitoral registra 784 atendimentos em três dias

Costa Norte
Publicado em 06/05/2016, às 14h34 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h11

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: JCN

Por Marina Aguiar

Os últimos dias para regularização ou alistamento do título eleitoral foram de grande movimentação no posto eleitoral de Bertioga. Entre segunda-feira, 2, e quarta-feira, 4, prazo final para pagar multas ou tirar o primeiro título, as longas filas perduraram durante todo o dia e seguiram até à noite, o que obrigou os funcionários a estender o expediente de trabalho, para dar conta da demanda. Na quarta, o Cartório funcionou até a meia-noite.

Foram 784 atendimentos nos três dias, a maioria sobre transferências de título. O técnico judiciário Jefferson Cabral culpa o 'jeitinho brasileiro': "É assim mesmo, sempre deixam tudo para última hora e acumula o serviço. Nós somos quatro funcionários; é pouca gente para atender uma multidão". A dona de casa Elizete de Souza Ferreira chegou às 8h40, na segunda-feira, 2, mas foi atendida depois das 15 horas. "Tenho amigos que chegaram às 4h30 da manhã e foram atendidos ao meio-dia. Tudo isso só para pagar uma multa", reclamou.

Já o advogado João Carlos de Almeida culpa o sistema. "Vim aqui três vezes, me disseram que o meu problema poderia ser resolvido pelo site, mas não tinha data disponível. Não tem estrutura. Estamos pagando por uma irresponsabilidade", criticou. A auxiliar de serviços gerais Maria das Dores Silva Costa justifica o atraso devido ao trabalho. "Eu sabia da data, mas é que a gente trabalha, né? Ou faz uma coisa ou faz outra. Tive que perder um dia de serviço pra vir aqui".

Para atender a todas as pessoas, o posto de Bertioga recebeu apoio de outras cidades. A técnica judiciária Eliana Alcazar veio de Santos para ajudar, como explicou: "Tivemos uma quantidade grande de pessoas, mas não possuímos estrutura para atendê-las. O pior é que elas têm de esperar no sol, o posto não comporta mais de 10 pessoas lá dentro".

As pessoas foram atendidas por ordem de chegada, e apenas aquelas com necessidades especiais, idosos e gestantes podiam esperar dentro do posto. O restante ficou do lado de fora, sob o sol, por muitas horas. A técnica ainda explicou que a biometria (coleta de digitais e foto do eleitor) não foi realizada nestes dias. "Nós agendamos a biometria para depois da regularização, para não atrasar mais o processo". A biometria voltou a ser realizada na quinta-feira, 5. Quem não conseguiu regularizar ou tirar o título de eleitor poderá fazê-lo em novembro, após as eleições municipais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!