CHUVAS

Cabeça d´água na Serra do Mar provoca transbordamento de rios e alagamentos

Forte correnteza e o transbordamento dos rios pegaram moradores de bairros de Caraguatatuba de surpresa; muitos não conseguiram chegar às residências

Reginaldo Pupo
Publicado em 07/03/2024, às 10h34 - Atualizado às 13h01

FacebookTwitterWhatsApp
Rio do Ouro, um dos atingidos pela força da chuva, que se concentrou nas cabeceiras da serra - Reginaldo Pupo
Rio do Ouro, um dos atingidos pela força da chuva, que se concentrou nas cabeceiras da serra - Reginaldo Pupo

Uma cabeça d´água, que atingiu a Serra do Mar na altura do município de Natividade da Serra (SP), provocou alagamentos em diversos bairros de Caraguatatuba, no litoral norte, na noite passada (6). A chuva se deslocou para o município litorâneo e se concentrou nas cabeceiras da serra, o que provocou o transbordamento de diversos rios que cortam a cidade, como o Santo Antônio (região central), Guaxinduba (região da Martim de Sá) e  do Ouro, no bairro de mesmo nome.

No bairro Rio do Ouro, centenas de moradores se concentravam na entrada do bairro, pois não conseguiram chegar às suas residências. A maioria das ruas estava debaixo d´água. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para avaliar a situação.

A forte correnteza e o transbordamento dos rios pegaram os moradores de surpresa, já que, em algumas regiões da cidade, havia apenas uma chuva fraca, com chuviscos. Na região central sequer choveu. A balconista Ana Paula Mendes, 19 anos, estava em prantos na entrada do bairro Rio do Ouro, porque não conseguia chegar em casa após sair do trabalho. A água turva do rio, que já chegava ao quintal das residências, a assustou. “Meus pais são idosos e não sei se a água invadiu a nossa casa. Não consigo falar com eles pelo telefone”.

O pintor Roberto Suarez Silva, 59, aguardava em seu carro a água baixar de nível. “Não dá para arriscar (passar pelas ruas alagadas). Têm muitas valetas por aqui e posso cair em uma delas”. Ele disse que mora há 37 anos no bairro e nunca viu o cenário. “É estranho ver um bairro alagado, sem chuva, mas a natureza está aí, dando o seu recado”.

rua alagada
Moradores de uma das ruas do Rio do Ouro aguardam nível de água baixar para voltar às suas residências - Reginaldo Pupo

Na praia Martim de Sá, a cheia do rio provocou transbordamento e inundou diversas ruas, pegando os moradores de surpresa. A forte correnteza chegou a arrastar carros e invadiu residências. Ninguém ficou ferido.

Ainda na noite de ontem, a prefeitura de Caraguatatuba informou que choveu torrencialmente durante uma hora, o que gerou um acumulado de 80mm de chuva, na altura do Parque Estadual. Ainda de acordo com a prefeitura, duas pessoas de uma mesma família foram removidas de suas casas por precaução. A Defesa Civil monitora a situação.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!