
O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) promoveu nesta terça-feira (03) um seminário que debateu propostas e diretrizes para solucionar a drenagem urbana dos municípios, com ênfase na geografia técnica e nos aspectos socioeconômicos. O encontro foi realizado na Videoteca Lúcio Braum, localizada no centro de Caraguá.
O seminário apresentou os seguintes temas: ‘A Drenagem Urbana como parte Integrante do Saneamento Básico’, com o doutor na área de Engenharia em Saúde Pública, Antônio Carlos Rossin; ‘O Cenário da Drenagem nos Municípios do Litoral Norte’, com o doutor em Engenharia Civil, José Rodolfo Scarati Martins; ‘A Curva dos 100 anos: Prevenções ao Ordenamento Urbano’, com o engenheiro civil Plínio Tomas; ‘A Drenagem Urbana e o Uso e Ocupação do Solo’ com o secretário adjunto de urbanismo de Caraguá, Paulo André Cunha Ribeiro; e ‘Aspectos Técnicos e Financeiros da Drenagem Urbana em Áreas Litorâneas’, com o engenheiro civil Paulo Augusto Romera e Silva.
Discussões
Os assuntos discutidos no debate foram relacionados à microdrenagem (guias, sarjetas, bocas de lobos, tubos e galerias); saneamento básico; quantidade anual de chuva; Catástrofe de 1967; altura das marés; construção de pontes; tipos de pavimentos; vazão; erosão; ocupação e uso do solo; e à drenagem de águas pluviais em logradouros públicos.
O Seminário foi uma realização do CBH-LN, por meio da CT-SAN (Câmara Técnica de Saneamento) em parceria com o município de Caraguá; Associação dos Engenheiros; Arquitetos e Agrônomos da cidade, com apoio da Universidade de SP do Departamento de Águas e Energia Elétricas, o Daee e Crea-SP.