São 90 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em várias áreas, preferencialmente, para mulheres que estejam fora do mercado de trabalho
Estéfani Braz
Publicado em 23/03/2024, às 19h44 - Atualizado em 24/03/2024, às 09h14
Estar fora do mercado de trabalho traz preocupações não só financeiras, mas também, com a necessidade de se qualificar para conseguir uma recolocação. Em Caraguatatuba, estão sendo oferecidas 90 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do Qualifica SP – Novo Emprego, um programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura da cidade.
As inscrições são preferenciais para mulheres, além disso, é necessário ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizada e domiciliada no estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site, até o dia 16 de abril. Os cursos oferecidos são nas áreas de técnicas de vendas, organização e promoção de festas e eventos e assistente contábil, de crédito e cobrança, com aulas on-line.
A seleção de temas foi realizada após análise das demandas de mercado da região, juntamente aos municípios. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, ou seja, oferecer treinamento em segmentos nos quais há vagas em aberto.
A prefeitura oferece ajuda para realizar as inscrições. A orientação é procurar o Cate, na avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (subprefeitura sul) ou o PAT, na rua Taubaté, 520, no Sumaré, sempre das 8h às 14 horas. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. A convocação das candidatas selecionadas ocorrerá por e-mail.
As aulas começam dia 23 de abril. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila