A frota já retomou o serviço, mas deixou o aviso de uma nova paralisação caso a Expresso Fênix não faça o pagamento dos vales ainda hoje (22)
Gabriela Petarnella
Publicado em 22/11/2023, às 16h46 - Atualizado às 17h22
Nesta quarta-feira (22), os motoristas da empresa Expresso Fênix de Caraguatatuba, realizaram uma paralisação de aproximadamente 3 horas no Terminal Sumaré. O ato foi um protesto contra os constantes atrasos nos pagamentos, em especial, o atraso no pagamento dos vales - adiantamentos, que foi o ponto crucial para a mobilização de hoje.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário, Urbano, Carga, Anexo e Diferenciado do litoral norte (STTRUCAD) divulgou que os funcionários têm enfrentado problemas nos últimos seis meses, com pagamentos sendo frequentemente postergados. O sindicato ressaltou que a situação se tornou insustentável e que a paralisação seria uma forma de protesto contra a gravidade da situação.
A greve teve início por volta das 12h e foi encerrada às 15h30, após uma reunião entre o sindicato e a Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Francisco Israel, presidente do sindicato, destacou que esse protesto foi um aviso e que estava previamente acordado o encerramento após as 15 horas.
Durante a reunião ficou acordado que os pagamentos devem ser acertados até o final desta tarde. Entretanto, caso o pagamento não ocorra, está previsto outro protesto de 4 horas de duração, na garagem da empresa, durante a madrugada de quinta-feira (23). Nesse cenário, informou o sindicato, nenhum veículo será liberado até que haja uma nova previsão para o pagamento.
Israel anunciou que, devido ao desgaste dos últimos meses, será emitida também uma notificação de greve para o mês de dezembro, como precaução para um possível novo atraso de pagamento, programado para o dia 7. Neste caso, os motoristas entrarão em greve geral.
O sindicato ressaltou que já havia notificado a empresa anteriormente, exigindo que, em caso de novo atraso, a empresa deveria pagar uma multa aos trabalhadores. Embora a empresa tenha regularizado o pagamento na ocasião, desta vez, o vale - adiantamento foi o que ficou em atraso.
Até o momento do fechamento desta matéria, a Expresso Fênix não emitiu qualquer pronunciamento sobre o ocorrido, enquanto a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão do município informou que apesar de esta ser um questão interna da empresa, acompanhou a mobilização e demandou que houvesse um reforço de veículos para atender a demanda reprimida na região Sul, após o retorno da greve.
Gabriela Petarnella
Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo