PRECAUÇÕES

Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na praia durante temporada

Com o início das férias escolares e a proximidade com o carnaval, muitas pessoas alugam um imóvel em Caraguatatuba para aproveitar as férias com familiares e amigos

Da redação
Publicado em 10/01/2023, às 10h48 - Atualizado às 11h32

FacebookTwitterWhatsApp
Casa na praia do Capricórnio, em Caraguatatuba Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada Casa de frente para o mar - Imagem ilustrativa: Reprodução / Dicasdeviagem.com
Casa na praia do Capricórnio, em Caraguatatuba Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada Casa de frente para o mar - Imagem ilustrativa: Reprodução / Dicasdeviagem.com

O Procon de Caraguatatuba, litoral norte de SP, divulgou na tarde de ontem (9) uma série de recomendações para os consumidores evitarem transtornos ao alugar uma casa para a temporada de verão no município. O diretor do órgão, Aliex Moreira, destaca a importância da formalização da locação da casa.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

“Faça um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como data de saída, nome e endereço do proprietário, preço, forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo, número de cômodos, garagem, proximidade da praia ou de comércios”, elenca.

O diretor do Procon também recomenda uma pesquisa prévia sobre as condições de acesso, pontos de referência e a infraestrutura da região. “Também é necessário buscar referências na internet ou de pessoas conhecidas, bem como, se possível, fazer uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato, além de atentar às condições do imóvel”, recomenda. “Caso o imóvel seja mobiliado, no contrato deve constar o estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova vistoria”, enfatiza.

Moreira também pede prudência em aluguéis online de imóveis. “É preciso pesquisar na internet recomendações sobre a casa, mas se as tratativas com o suposto dono do imóvel for apenas por filmagens ou fotos externas, desconfie. Peça para ele fazer uma chamada ao vivo, mostrando os cômodos da residência porque, às vezes, os anúncios só trazem a fachada da casa sem dar detalhes do interior do imóvel”, previne.

De acordo com o diretor do Procon, esse tipo de locação temporária não pode ultrapassar três meses. “Além disso, o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. Exija comprovantes discriminando todas as quantias pagas e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que atestem a negociação com o fornecedor”, alerta. “Caso o consumidor tenha dúvida ou o locador não dê recibos ou melhores detalhes sobre o imóvel não faça negócio”, finaliza.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros com procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 ou no portal da gestão municipal. 

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30. O prédio fica na avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!