Foram R$ 505 mil em dez multas para infratores do Código de Defesa do Consumidor
O Procon de Caraguatatuba, no litoral norte de SP, terminou 2022 com mais de 17 mil atendimentos e meio milhão de reais em multas aplicadas por irregularidades. As informações são de um balanço anual do órgão divulgadas nesta quinta (12) pela prefeitura.
Ao todo, foram R$ 505.055,21 em dez multas para infratores do Código de Defesa do Consumidor. Entre janeiro e dezembro, o órgão acumulou mais de 17 mil atendimentos.
As reclamações financeiras lideraram o balanço durante 10 meses do ano e as operadoras de telefonia celular integraram o topo do relatório em sete meses de 2022. O Procon fiscalizou 32 estabelecimentos comerciais.
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Problemas com cartões de crédito, contratos, consignados, utilização indevida de dados bancários, fraude no PIX, envio de produtos sem solicitação e cobranças indevidas ocuparam o ranking da instituição nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, julho, setembro, outubro, novembro e dezembro.
O valor aplicado em multas a estabelecimentos irregulares foi quase o mesmo dos pagamentos em negociações mediadas pelo órgão na semana de Conciliação e Renegociação de Dívidas. Na ação, realizada em novembro do ano passado, representantes de agências bancárias do município negociaram R$ 500 mil com cerca de 110 clientes interessados em fazer acordo e recuperar o crédito.
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