BALANÇO

Problemas financeiros e serviços essenciais lideram queixas de setembro do Procon de Caraguatatuba

Balanço de atividades registrou 643 procedimentos formalizados de 1.372 atendimentos realizados. Deste montante, 719 registros envolveram orientações e encaminhamentos para outros órgãos

Da redação
Publicado em 14/10/2022, às 16h20 - Atualizado às 16h32

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Problemas financeiros e serviços essenciais lideram queixas de setembro do Procon de Caraguatatuba  procon - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Problemas financeiros e serviços essenciais lideram queixas de setembro do Procon de Caraguatatuba procon - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 643 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados pelo setor entre os dias 1º e 30 de setembro. Deste montante, 719 registros envolveram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

O relatório do mês passado foi marcado por reclamações de uso indevido de dados bancários e cartões de crédito por terceiros, além de fraude em PIX; incluiu também queixas relacionadas a valores cobrados pela concessionária de energia elétrica na fatura do consumidor diferentes do consumo médio habitual do imóvel.

Em setembro, no Procon foram formalizadas 295 consultas simples; nove atendimentos preliminares; 212 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e, deste montante, 41 finalizadas com acordos e 19 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 77 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, duas abertas sem a emissão da CIP, quatro finalizadas como não atendidas e 75 reclamações tiveram consulta ou foram encerradas; 19 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e nove cadastros de Nota Fiscal Paulista.

Das 101 audiências agendadas pelo Procon no mês passado, o fornecedor não compareceu em 18.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros que tenham uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda a documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

A queixa também pode ser feita de forma online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

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