BANDEIRA VERMELHA

Praia "princesa do litoral", uma das mais visitadas de Caraguatatuba (SP), está imprópria para banho

Praia Martim de Sá, conhecida como "princesa do litoral", está com bandeira vermelha em Caraguatatuba. Ao todo, Litoral Norte tem 22 praias impróprias para banho

Da redação
Publicado em 12/02/2022, às 19h26 - Atualizado às 19h57

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Martim de Sá Praia Martim de Sá Caraguatatuba Praia Martim de Sá em Caraguatatuba - Foto: Luzia Martinez
Praia Martim de Sá Praia Martim de Sá Caraguatatuba Praia Martim de Sá em Caraguatatuba - Foto: Luzia Martinez

A praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, está imprópria para banho, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As amostras foram recolhidas entre 10 de janeiro e 6 de fevereiro, nos 90 pontos monitorados. Ao todo, o Litoral Norte tem 22 praias impróprias para banho

Conhecida como “princesa do litoral”, a praia Martim de Sá é uma das  mais visitadas de Caraguatatuba. Ao lado dela, outros quatro dos 14 pontos monitorados foram classificados como impróprios. São as praias da Tabatinga – Rio Tabatinga, Centro, Indaiá e Palmeiras estão impróprias. 

Em Ubatuba, oito dos dos 27 pontos monitorados foram classificados como impróprios. São as praias Iperoig, Itaguá, Toninhas, Domingas Dias, Enseada, Perequê-Mirim, Lázaro e Sapé.

Em São Sebastião, dois dos 30 pontos monitorados foram classificados como impróprios para banho: praia de São Francisco e praia do Porto Grande.

Já em Ilhabela, sete dos 19 pontos monitorados foram classificados como impróprios: Saco da Capela, Itaquanduba, Perequê, Portinho, Viana, Barreiros Sul e Itaguaçu. 

De acordo com o Climatempo, o domingo (13) deve ser de muitas nuvens no período da tarde e com possibilidade de chuvas isoladas nas cidades do Litoral Norte. A temperatura máxima deve ficar na casa dos 30ºC. 

Martim de Sá

A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é com certeza a mais famosa e conhecida da cidade. 

Localizada a 2,5 km do centro de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, cidade que está a 175 quilômetros da capital paulistana, a Praia Martin de Sá tem 1,5 quilômetros e encontra-se entre a Prainha, ao sul, e a Praia Brava, ao norte

Como chegar na Praia Martim de Sá

O acesso pode ser feito por carro ou ônibus urbano pela avenida Dr. Aldino Schiavi, à beira mar. 

Como é a Praia Martim de Sá 

É uma das praias mais urbanizadas de Caraguatatuba e possui uma das melhores estruturas da região, tanto à beira mar, com quiosques e barracas, quanto nos diversos bares e restaurantes em seu entorno. O bairro que abriga a praia tem boa estrutura e diversas casas de temporada para aluguel ou pousadas.

A praia tem um calçadão com ciclovia inspirado nas praias cariocas, ideal para a prática de caminhada, corrida e ciclismo. O calçadão tem ainda uma praça bem arborizada, onde artesãos expõem seu trabalho e um monumento emblemático em homenagem a John Lennon, integrante da banda inglesa The Beatles.

Os visitantes podem também aproveitar uma das diversas opções de atividades na praia: aluguel de caiaques, de pranchas de surf e de stand up, passeios de escuna e ski-banana, além de redes para prática de vôlei e futevôlei.

Os jovens, durante os meses da temporada e finais de semana, costumam fazer da praia seu ponto de encontro por conta da efervescência da vida noturna do local.

História da Praia Martim de Sá 

A Revista da Cidade, na edição 20 de 2010, conta um pouco da história da Praia Martim de Sá, que até o ano de 1946, a faixa da praia se estendia do Camaroeiro até a praia do Capricórnio. 

A praia era conhecida como Fazenda dos Padres e o nome ‘Martim de Sá’ surgiu na década de 50. Poucas pessoas viviam na região. 

Uma das lendas é que moradores perguntavam onde encontrar o seu Martinho do Sal. Um senhorzinho que vendia sal no lado norte da praia. 

Com a pronúncia caiçara, o nome foi se tornando ‘Martim de Sá’. Desde 1960 é uma das praias mais badaladas da cidade, conhecida como “Copacabana do Litoral Norte”. 

Por fim, hoje, a Martim de Sá, concentra alguns dos imóveis mais luxuosos da cidade. Afinal, é uma região que não para de crescer e de se valorizar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!