Crime ocorreu em 2022, em Cruzeiro (SP), no Vale do Paraíba; suspeitos arrombaram cofre de banco e levaram grande quantia de dinheiro
Estéfani Braz
Publicado em 08/02/2024, às 10h20
A Polícia Federal realizou, na manhã de quarta-feira (7), a operação Security Box, para desarticular uma quadrilha suspeita de arrombamento à Caixa Econômica Federal, em Cruzeiro (SP). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Caraguatatuba (SP), São José dos Campos (SP) e Jacareí (SP), expedidos pela Justiça Federal de Guaratinguetá (SP).
Segundo a polícia, o crime aconteceu em 9 de novembro de 2022. A investigação apontou que os criminosos utilizaram-se de um estacionamento, cujo fundos era próximo ao banco, e chegaram ao edifício após escalarem prédios vizinhos. Na ação, os criminosos arrombaram o cofre da agência e levaram uma grande quantia em moeda nacional, estrangeira e joias em penhor.
O sistema de monitoramento não flagrou a ação, pois a energia elétrica foi desligada pela quadrilha. Com a ajuda do Centro de Operações Integradas (COI), da cidade de Cruzeiro, a Polícia Federal conseguiu identificar os suspeitos, que utilizaram carros clonados na ação.
Dois carros, computadores e celulares foram apreendidos. Os investigados responderão por furto qualificado, pela destruição ou rompimento de obstáculo e organização criminosa, cujas penas podem chegar a 18 anos de prisão. A operação contou com o apoio do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila