O poder transformador do esporte

Costa Norte
Publicado em 27/07/2012, às 07h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h45

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Na prova de arremesso de peso, atleta faturou uma das medalhas

A atleta paralímpica (disputa que inclui atletas com deficiências físicas) de Caraguá, Cristiane de Siqueira faturou, no último dia 20, as três primeiras medalhas da história do Atletismo PCD (Pessoa Com Deficiência) da cidade no 56º Jogos Regionais. A competidora conquistou três medalhas de prata nas provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.

As marcas da esportista nas modalidades foram 4,08m, 8,60m e 9,33m, respectivamente.

Razão para seguir

Aos quatro meses de idade, a atleta contraiu paralisia infantil (poliomielite) e, recentemente, problemas com depressão quase a levaram a desistir de tudo. “Uma amiga me apresentou o atletismo e encontrei razão para seguir em frente”, relembrou Cristiane.

A medalhista começou a praticar atletismo há um ano quando morava em Jacareí.  Cristiane representou a cidade do Vale do Paraíba nos Jogos Abertos do Interior de 2011 e ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Proposta

Desempregada, ela soube de uma proposta de trabalho em Caraguá e se candidatou para uma vaga de assistente administrativo na empresa EDP Bandeirante. Depois de contratada, foi morar no bairro Jardim Aruan. “Vendi um carro usado para pagar três meses de aluguel adiantado”, contou Cristiane.

O retorno

Ao saber da existência do Comdefi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), de Caraguá, a para-atleta procurou auxílio para continuar os treinamentos. O conselho é vinculado à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que mantém o projeto ‘Grupo de Esportes Paralímpico’ com a Secretaria de Esportes. A iniciativa atende 15 pessoas nas modalidades atletismo, natação e goalball.

Incentivo

Cristiane espera agora que a medalha de prata nos Jogos motive outras pessoas com deficiência a praticar esportes. “Devemos mostrar que também somos eficientes”, afirmou.

Saiba mais:

Grupo de Esportes Paralímpico

Modalidades: atletismo, natação e goalball

Informações: (12) 3897-7023

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

Endereço: av. Rio de Janeiro, 860, Indaiá

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!