O governo municipal de Caraguá entregou à população as novas sedes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Casa Branca/Olaria e Perequê-Mirim nos Cides Norte e Sul (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional), na última sexta-feira (19). A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva, do vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Júnior e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Samuel Moreira. Também participaram da solenidade a população, funcionários públicos, secretários municipais e vereadores. A entrega dessas obras integrou a programação do aniversário de 156 anos de emancipação político-administrativa do município. O prefeito Antonio Carlos ressaltou que é muito importante que o atendimento seja cada vez mais humanizado nos dois locais, e que cada profissional acolha o munícipe como se fosse alguém de sua própria família. Ele também disse que, com o término das obras dos Cides, a população contará com atividades voltadas a diversas áreas. “Queremos que nossas crianças permaneçam nos Cides o dia inteiro com esporte, saúde e lazer”. “Pela Lei, as cidades devem direcionar 15% do orçamento em saúde; o prefeito Antonio Carlos investe o dobro, 30%”, disse o deputado Moreira. Já o secretário de Saúde de Caraguá Sérgio Ferreira afirmou que as unidades inauguradas encontram-se em dois prédios com instalações e equipamentos de primeira categoria.
Referência As UBSs do Casa Branca e do Olaria foram transferidas para o Cide Norte e são referência para 5.877 munícipes distribuídos entre os bairros Terralão, Martim de Sá, Casa Branca e Olaria. O local terá duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A UBS Perequê-Mirim, agora no Cide Sul, contará com três equipes da ESF e atenderá a 12.551 moradores dos bairros Pegorelly, Vapapesca e Perequê-Mirim. Cada equipe é composta por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, dois agentes de enfermagem e seis ou mais agentes comunitários de saúde. Cada agente é responsável por até 750 pessoas.
Instalações As UBSs têm 1.050 m² de área construída e capacidade de atendimento diário para 300 pessoas; as unidades contarão com acesso para veículos e ambulâncias, recepção e triagem, salas de prontuários e coleta de exames, além de consultórios e ambulatórios.
Atendimento Os procedimentos para atendimento da população nestas novas instalações serão os mesmos já tomados pelas unidades, tais como consultas médicas e de enfermagem, inalação, aplicação de medicações, farmácia, vacinação, atendimento odontológico, pediatria, curativo e grupos de educação e saúde. Em cada Cide, estes serviços serão distribuídos em 35 salas. Todo o mobiliário é novo para dar maior conforto e espaço aos usuários. As consultas devem ser agendadas e as unidades funcionarão das 7 às 17 horas.
Endereços: UBS Casa Branca/Olaria: rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Cide Norte - Casa Branca;
UBS Perequê-Mirim: rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, s/ nº – Cide Sul – Perequê-Mirim
Comentários