CRIME

Morte de 15 gatos por envenenamento será investigada pela Polícia Civil de Caraguatatuba (SP)

Em um pouco mais de 20 dias, 15 gatos foram envenenados com chumbinho no bairro Perequê-Mirim

Da redação
Publicado em 09/11/2021, às 09h36 - Atualizado às 10h01

FacebookTwitterWhatsApp
Gato é envenenado no bairro Perequê-Mirim em Caraguatatuba (SP) Morte de 15 gatos por envenenamento será investigada pela Polícia Civil de Caraguatatuba (SP) gato morto sobre a grama - Foto: Divulgação Redes Sociais
Gato é envenenado no bairro Perequê-Mirim em Caraguatatuba (SP) Morte de 15 gatos por envenenamento será investigada pela Polícia Civil de Caraguatatuba (SP) gato morto sobre a grama - Foto: Divulgação Redes Sociais

A Polícia Civil de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, vai investigar a morte de 15 gatos por envenenamento no bairro Perequê-Mirim. Os animais foram intoxicados com um veneno conhecido como chumbinho nos últimos 20 dias.

Na madrugada do último sábado (6), ocorreu mais um crime. Um gato foi encontrado, envenenado, em uma das ruas do bairro. Uma moradora encontrou salsichas perto do animal, que estava agonizando.

Nesta segunda-feira (8), outra moradora do bairro Perequê-Mirim para denunciar essa série de envenenamentos em cães e gatos que ocorreram no bairro nos últimos dias. De acordo com ela, nove gatos e um cachorro foram envenenados na mesma rua.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/costanorteInforma2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Ao portal Repórter Online Litoral, o médico veterinário Jurandyr Romano, responsável por salvar a vida de alguns gatos envenenado na região, disse que os animais passam mal após comer alimentos oferecidos de procedência duvidosa.

“Esses gatos tiveram sorte por eu estar numa loja onde eu sou responsável técnico. A moradora chegou com um gato desesperada. Na hora já sabia pela minha experiência de 25 anos na área que o animal foi envenenado com chumbinho. Já entrei com medicamento por suspeita de intoxicação por chumbinho, e conseguimos salvar sete gatos”, contou o veterinário ao portal.

“Isso é uma chacina. A pessoa que faz isso é um inconsequente e tem que ser preso. Isso é um crime inafiançável. Ele não sabe o risco que ele está causando. E se uma criança pega essa salsicha e come?”, concluiu o veterinário.

O Portal Costa Norte procurou a prefeitura de Caraguatatuba para um posicionamento sobre o caso.

A administração lembra que envenenamento de animais é crime e que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta às pessoas denunciarem esses casos à polícia para que sejam feitas as investigações.

“O CCZ reforça que a Lei Federal nº 9.605/98 deixa claro que abandonar animal é crime e que o infrator pode ser multado, além de ter que cumprir detenção de três meses a um ano. No município, há o processo administrativo com pena de multa prevista na Lei de nº 1.298/2006”, diz a prefeitura.

Maus tratos a animais

Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o governo federal, por meio Lei, aumentou a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

A nova lei cria um item específico para esses animais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

A lei sancionada prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!