SURTO DE SÍNDROME GRIPAL

H3N2 e covid: unidades de saúde batem recorde de atendimento em Caraguatatuba (SP)

Prefeitura afirma que mais da metade dos 2,2 mil atendimentos são de pacientes com síndrome gripal. Médicos atendem, em média, 70 pacientes por dia.

Da redação
Publicado em 05/01/2022, às 16h16 - Atualizado às 16h29

FacebookTwitterWhatsApp
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão lotadas em Caraguá Gripe e covid: unidades de saúde batem recorde de atendimento em Caraguatatuba (SP) upa lotada em caragua - Foto: PMC
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão lotadas em Caraguá Gripe e covid: unidades de saúde batem recorde de atendimento em Caraguatatuba (SP) upa lotada em caragua - Foto: PMC

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, bateram recorde de atendimento na terça-feira (4), segundo a prefeitura.

Foram 2.279 atendimentos nas unidades da região sul, norte e centro. De acordo com a administração, mais da metade desse número é de pacientes com síndrome gripal.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/Costa013noticias E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Até então, segundo a secretaria de Saúde, a maior marca foi registrada no ano passado, com 1,5 mil atendimentos devido ao avanço da covid-19 no município.

Dados atualizados diariamente pela Saúde mostram que nos quatro primeiros dias de 2022, as UPAs já realizaram 8.265 atendimentos. Uma média de 2.066 ao dia, que é quase três vezes maior do que há um mês.

Antes da temporada de verão e do aumento de casos de síndrome gripal, quando o número de atendimentos não chegava a 700, as UPAs contavam com 17 médicos. Isso quer dizer que cada um deles atendia, em média, 41 pacientes ao dia.

Atualmente as UPAs contam com 32 médicos, mas a média de atendimentos por profissional não diminui e quase dobrou. Agora, esses profissionais atendem 70 pacientes ao dia.

A ampliação do número de médicos foi realizada por meio do ‘Projeto Verão’. A secretaria de Saúde colocou mais dois médicos plantonistas, um médico na triagem e instalou tendas para dar conforto e segurança aos pacientes da UPA Central, onde se concentra a maioria dos atendimentos diários.

Casos de H3N2

Caraguatatuba registrou, até o momento, sete casos influenza. Porém, não se sabe se trata da nova variante H3N2. Ambos fizeram o exame em laboratório particular e não informam o tipo de cepa. Os pacientes apresentam sintomas leves e estão sendo tratados em casa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!